O que devo saber antes de comprar um carro usado?

carro usado

banner GB carro usadoO carro usado pode ser uma boa opção para quem comprar um veículo, mas não pode gastar muito. Apesar de ser uma opção mais econômica, é importante ficar atento para saber quais são as necessidades da sua família e se o veículo realmente é uma boa aquisição. Para isso, alguns cuidados são necessários. Veja o que você precisa saber antes de comprar um carro usado:

Que tipo de carro usado eu preciso?

Antes de partir para a compra de um carro usado, é importante entender que tipo de veículo você precisa. Caso tenha o costume de rodar muito de automóvel, um carro econômico pode ser uma boa opção. Assim, você economiza no combustível. O tempo de uso do carro usado também deve ser avaliado. Afinal, isso interfere diretamente na manutenção necessária para manter o veículo rodando. Quanto maior o tempo de uso, maior é a dificuldade para encontrar determinadas peças para o veículo.

Devo comprar do proprietário ou da concessionária?

São duas as principais formas de comprar um carro usado: diretamente do proprietário ou por meio de uma concessionária. No primeiro caso, você pode buscar o modelo do seu interesse olhando classificados de jornal (online e impresso) e sites específicos para compra e venda. Ao comprar diretamente do proprietário você pode conseguir um preço melhor, já que não há a comissão da concessionária. No entanto, deve redobrar os cuidados em relação à segurança e pedir para um mecânico de confiança avaliar o veículo para não levar gato por lebre. Optar pela concessionária pode poupar dor de cabeça, já que a empresa já fez uma avaliação do veículo e dos documentos antes de colocar o carro para revenda. O preço, por outro lado, pode ser um pouco mais alto.

Como comprar na Internet?

Comprar um carro usado na Internet é uma tarefa fácil. Entre as opções de sites que intermedeiam a negociação está o Webmotors, página especializada apenas em veículos, em que você coloca o modelo de carro ou moto que deseja e o site mostra os disponíveis. Na OLX também é possível encontrar carros usados dos mais diversos modelos. Outra opção na Internet é o Viva Local, em que é possível colocar anúncios de classificados gratuitamente. O iCarros é outra opção. Coloque o estado e a cidade em que deseja comprar o veículo para facilita a busca. Para comprar pela Internet não deixe de checar ainda o Bom Negócio, Zap e Mercado Livre.

Quais os gastos?

Antes de comprar um carro usado, é importante colocar no papel todos os gastos que terá com o veículo. Além de impostos, como o IPVA, e combustível, um veículo que não é novo ainda exige despesas maiores com manutenção, afinal ele já rodou antes de parar na sua garagem. Considere ainda gastos com estacionamento e até mesmo garagem, caso sua casa ou prédio não conte com uma.

Quais as chances de revenda de um carro usado?

As chances de revenda devem ser avaliadas antes mesmo de você fechar negócio e comprar um carro usado. Para conseguir repassar o veículo no futuro, é importante saber, em primeiro lugar, quais são as marcas de carro que ninguém quer. Informe-se em sites e revistas especializados para saber quais modelos mais valorizam e, também, os mais desvalorizados. Antes de comprar seu carro usado não deixe de comparar os preços usando a Tabela Fipe, que mostra o valor médio de veículos no mercado nacional e serve de parâmetro para negociações e avaliações. Informe-se ainda sobre seus direitos na negociação. Pergunte sobre a garantia do veículo, aspectos relativos à manutenção e quilometragem para não correr o risco de ser enganado. E você, já comprou um carro usado? Valeu a pena a experiência? Conte pra gente! banner GB 2Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *