O que é tesouro direto e como investir

46801-entenda-de-uma-vez-por-todas-o-que-e-tesouro-direto-entregar-em-2410

banner-GB
46801-entenda-de-uma-vez-por-todas-o-que-e-tesouro-direto-entregar-em-2410Quem já aprendeu a controlar gastos e poupar sabe que manter dinheiro parado não é bom para a sua saúde financeira. Para ver seu dinheiro render e garantir estabilidade, o melhor a se fazer é aplicá-lo em um bom investimento que lhe renda juros todos os meses. E uma das opções mais procuradas nesse momento é o Tesouro Direto.
Esse tipo de aplicação apresenta rendimentos bem melhores do que a velha caderneta de poupança, além de ser uma das maneiras mais seguras de aplicar atualmente.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Tesouro Direto e o que deve fazer para investir nele, este post foi feito para você! Continue lendo e veja as respostas para as principais perguntas sobre esse tipo de investimento.

Afinal, o que é Tesouro Direto?

Assim como todos nós, o Governo Federal precisa de dinheiro para pagar suas dívidas e realizar investimentos. Para isso é que pagamos impostos. Mas bem sabemos que só com o dinheiro do contribuinte essa conta não fecha, fazendo com que o governo precise tomar dinheiro emprestado.
O Tesouro Direto é a forma como o governo pega empréstimos direto de pessoas físicas. Por meio dela, é possível comprar os chamados títulos públicos, que são empréstimos feitos ao governo que, como todo empréstimo, lhe renderá uma porcentagem de juros.

Como posso investir no Tesouro Direto?

Qualquer pessoa com um dispositivo com acesso à internet pode comprar títulos públicos, basta se cadastrar no site do Tesouro Direto e ter uma conta aberta em uma corretora de valores.
Os títulos públicos são um tipo de investimento de renda fixa, ou seja, é possível calcular quanto você receberá até o fim do investimento. Para isso, é preciso estar atento ao vencimento do título.
O vencimento é a data prevista em que você receberá o valor investido mais os juros gerados. Mas isso não significa que você deve esperar até essa data para receber seu dinheiro. Assim como é possível comprar títulos a qualquer momento, você também poderá vendê-los antes do vencimento. Esta opção, porém, pode ser arriscada no caso de alguns títulos, em especial os prefixados. Quem optar por essa estratégia, no entanto, deve ficar atento à inflação e às mudanças na economia, pois o valor de um título pode variar de acordo com elas.

Quais os tipos de títulos que posso comprar?

Existem três tipos de títulos públicos oferecidos a pessoas físicas, sendo eles:

  • Prefixado: títulos com taxa de juros fixada no momento da compra. Títulos: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais;
  • Selic: títulos cuja taxa de juros vai variar de acordo com a oscilação da Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Títulos: Tesouro Selic;
  • IPCA: este papel paga um juro fixo mais a variação da inflação pelo IPCA. Títulos: Tesouro IPCA e Tesouro IPCA com Juros Semestrais.

Quais os custos de operação envolvidos?

O Tesouro Direto é um investimento bem atrativo, pois oferece riscos baixos a um custo também baixo. Os custos envolvidos na compra e venda dos títulos públicos são os seguintes:

  • Taxa de custódia: cobrada pela Bovespa sobre o valor do título. Ela se refere aos custos dos serviços de guarda e de informação e movimentação dos saldos;
  • Taxas dos agentes de custódia: são as taxas cobradas pelas corretoras. É possível consultar no site do Tesouro Direto os valores cobrados por cada corretora e escolher a melhor opção para o seu bolso.

Agora que você já sabe o que é Tesouro Direto e como aplicar nele, está na hora de movimentar seu dinheiro e fazê-lo render!
E aí, curtiu nosso post? Ainda tem alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *