O que faz um gestor financeiro?

gestor financeiro

banner-mktplacedireto-2Profissional essencial e estratégico para as operações de qualquer empresa, o gestor financeiro tem um leque de responsabilidades. É ele que cuida do planejamento das finanças da companhia, gestão da equipe e dos recursos da área financeira. O gestor financeiro também tem atuação decisiva na prestação de contas para a diretoria e presta um valioso auxílio na tomada de decisões. Único gerenciador financeiro automático do Brasil, o Guiabolso exerce o papel de gestor financeiro automatizado, organizando suas finan?as em menos de dois minutos. Com o auxílio da ferramenta você controla seus gastos, planeja suas despesas e tem uma vida financeira mais saudável e estável. Confira tudo o que faz um gestor financeiro:

Resumo das funções

O gestor financeiro atua diretamente no planejamento das finanças da empresa. É o responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da sua companhia. Um gestor financeiro tem como responsabilidade analisar demonstrativos contábeis e créditos, além de fazer uma avaliação da manutenção de estoques e acompanhar fluxos de caixa e faturamentos.

Principais objetivos

O gestor financeiro tem como principais objetivos aumentar o valor do patrimônio líquido de uma companhia ao gerar lucro líquido por meio das atividades operacionais da organização. Para isso, o profissional conta com um sistema de informações gerenciais que possibilita que ela conheça e analise a situação financeira da companhia e possa tomar as decisões gerenciais mais adequadas para maximizar os resultados financeiros.

Análise de mercado

O profissional que atua como gestor financeiro faz uma análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa. Pode ocupar os cargos de analista, consultor, assistente ou assessor do mercado financeiro. Seu campo de atuação é vasto: de departamentos financeiros de companhias até corretoras de valores e instituições financeiras. Muitos optam ainda por atuar como autônomos, trabalhando como consultores.

Responsabilidade sob transações

O gestor financeiro cuida das atividades corriqueiras dentro da área de finanças, como contas a pagar, a receber, toda a sorte de rotinas fiscais, contabilização de documentos e geração de notas e relatórios fiscais. Ao executar estas atividades repetitivas, o gestor financeiro busca o menos custo possível por meio de maior eficiência.

Controle financeiro

Como gestor financeiro, o profissional é responsável pelas atividades de controle, que tem como objetivo se certificar que os objetivos e a missão da companhia estão sendo alcançados com um grau aceitável de risco. Relatórios de performance, normas, procedimentos, orçamento e auditoria interna estão entre as atividades de controle exercidas pelo gestor financeiro, que tem como meta minimizar riscos para as finanças e para a organização com um todo.

Tomada de decisões

O gestor financeiro ocupa um papel cada vez mais estratégico nas empresas. A atuação do profissional é responsável pela melhoria do processo decisório dos gestores, criando valor para os acionistas e para o próprio processo. O gestor financeiro deve ter uma abordagem racional, não se esquecendo de humanizar os dados financeiros levando em consideração que uma organização é feita por pessoas. Com o aumento da importância estratégica da área financeira, o gestor não atua apenas neste setor, mas ajuda na tomada de decisões no negócio como um todo. banner-mktplacedireto-2Leia também: As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro 50 dicas para aprender como economizar dinheiro Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

12 Comments

  1. Sim estou gotando,porque ja tenho uma vasta experiencia relacionado a area de gestao de financas!! Com este curso catapulta-me a um nivel muito superior nesta area de formacao.

  2. Muito bom o artigo sobre o gerente financeiro.parabens. Contratei um administrador financeiro e quero saber suas atribuições e o que cobrar dele.

  3. nao entendi nada

    • Oi, Joaquina
      Tudo bem? Vamos tentar te explicar resumidamente então: um gestor financeiro é um profissional que, dentro de uma companhias, cuida das contas dela. É ele que planeja, por exemplo, o orçamento de cada área nos próximos meses, que vê em quais períodos os custos irão aumentar, etc. Ou seja, É este profissional que prevê toda a parte financeira da empresa. Melhor de entender?
      Se tiver alguma dúvida específica sobre a função desta pessoa, nos envie uma pergunta.
      =)

  4. Olá, excelente explicação da função, gostária de saber se uma pessoa não boa em matemática , embora seja boa em economizar e gerir recursos, pode ser um gestor financeiro. ? É meu caso.

    • Oi, Maria
      Tudo bem? Pode sim, desde que você tenha os certificados específicos exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários. Para ser gestor, você precisa se enquadrar como "administrador de carteiras". Confira as regras aqui. Espero que siga com seus planos!
      Abraço

  5. Artigo interessante, amei!

  6. obrigado das informaçoes

  7. Sra. Joaquina, além desses comentários que com certeza já estão sendo úteis para você, devo acrescentar os cuidados com a parte tributária, isso é, um bom planejamento nessa área evita a inadimplência das organizações, pois a carga tributária é muito grande.

  8. Quero citar algumas informações no meu TCC, Poderia me passar o autor do texto??

    • Oi, André
      Tudo bem? Pode identificar como "Aplicativo GuiaBolso". Se precisar de alguma informação escreva ara yolanda@guiabolso.com.br
      Abraço

  9. Muito obrigado vou mandar o E-mail

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *