O que fazer para ter um orçamento familiar bem sucedido?

orcamento-familiarcelebre-as-metas-atingidas-2

Planejar e executar um orçamento familiar bem sucedido não tem de ser tão difícil assim. Confira nossas dicas para conseguir o controle de despesas.

 

Pode-se pensar que a disciplina é o fator mais importante, mas, na verdade, o primeiro e mais essencial é a motivação. Sem ele, nada funciona. Você tem motivação. Prova disso é o fato de estar lendo este texto!

Orcamento familiar_celebre as metas atingidas

Defina objetivos e mantenha-os sempre em sua mente. Defina também pequenos desafios ao longo do percurso e dê a si mesmo pequenos prêmios. Por exemplo, quando conseguir acumular um montante em reais em sua poupança, ofereça a si mesmo um jantar romântico com babá para as crianças e não esqueça que a motivação não pode ser só sua, mas de toda a família.

Não veja o controle de despesas como um sacrifício ou algo penoso. Um bom orçamento familiar é, em primeiro lugar, uma forma de otimizar seus recursos. Com um pouco de planejamento, talvez você consiga logo no início diminuir o desperdício! Além disso, o orçamento é uma ferramenta para atingir objetivos, por isso, mantenha o alto-astral!

Orcamento familiar_controle de despesas

Não defina metas grandiosas que não serão atingidas. Elas não trazem resultados nem motivação. Prefira objetivos razoáveis e metas concretas, ainda que menores. Por exemplo: seu objetivo é reduzir a zero seu endividamento com exceção do financiamento de sua casa. Logo, suas metas serão reduzir a um terço as dívidas do cartão de crédito, depois a dois terços e, depois, na totalidade. E quanto ao financiamento do automóvel, defina cada mensalidade paga como uma meta atingida. Veja sua lista de metas a alcançar e festeje da melhor forma!

Orcamento familiar

Claro que este fator é importante. Ter determinação para levar seu plano a diante e não ceder a tentações pelo caminho, seja comprar um novo console de videogames, um par de sapatos ou um aerofólio esportivo para o carro, é fundamental para o sucesso de seu orçamento familiar. Mas com motivação, atitude positiva e realismo, a determinação será mais fácil de alcançar, e não apenas uma luta com você mesmo!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *