O que uma planilha de controle de gastos deve ter?

Pressure of work

planilha de controle de gastos

Na hora de escolher uma planilha de controle de gastos é preciso levar em consideração alguns itens. O primeiro deles é a simplicidade. Você deve concentrar toda a sua energia e colocar os seus gastos em dia e não em tentar entender a planilha de controle que você está usando. A possibilidade de personalização e a existência da divisão por categorias de gastos também é essencial para manter o gerenciamento da sua vida financeira em dia, entre outros pontos. Confira tudo o que uma planilha de controle de gastos deve ter:

Possibilidade de personalizar categorias

Uma planilha de controle de gastos deve oferecer para o usuário a possibilidade de personalizar as categorias em que seus gastos serão inseridos. Opções básicas como, por exemplo, Alimentação, Saúde e Transporte, podem ser sugeridas e, a partir daí, cada pessoa pode personalizar sua planilha de acordo com as suas necessidades. Enquanto para alguns o campo Educação ocupa parte dos gastos, para outros ele não irá nem ser utilizado.

Facilidade de utilização e entendimento

Gerenciar as finanças não precisa ser algo difícil e complicado. Por isso mesmo, é essencial que a planilha de controle de gastos, ferramenta importante para isto, também não seja. O sistema deve ser fácil de usar e de entender. Os campos devem ser claros e a navegação, intuitiva. Assim, o usuário só deve se preocupar em estabelecer uma rotina de atualização e não em ficar tentando entender como funciona a planilha.

Acessibilidade via internet

Quando a planilha de controle de gastos é online facilita a vida do usuário por diversos motivos: pode ser acessada de qualquer lugar e de qualquer computador que tenha conexão com a internet. Isto facilita porque evita que a pessoa tenha que ficar transportando sua planilha de controle de gastos para onde ela for ou mandando o documento por e-mail.

Compatibilidade com os mais diversos dispositivos

Atualmente, celulares e tablets são praticamente uma extensão do ser humano. O melhor modelo de planilha de controle de gastos é aquele que permite que os dados sejam acessados pelos mais variados devices. O recurso é interessante porque permite que o usuário cadastre um gasto pelo celular logo que ele acontece, o que não dá margem para o esquecimento e possível desatualização da planilha.

Segurança

Quando o assunto é gerenciamento financeiro, segurança da informação é um fator fundamental. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. É preciso optar por um sistema de planilha de controle de gastos que possua certificados de segurança e, também, que explicite a forma usada para proteger seus dados.

Cadastro simples

Não existe nada pior do que realizar um cadastro complicado para poder começar a usar uma planilha de controle de gastos. É essencial que a ferramenta tenha um cadastro simples e não peça nenhum tipo de dado bancário sigiloso na hora de inserir os seus dados para começar a usar a ferramenta.

O mais importante é escolher uma planilha de controle de gastos que seja adequada para você, para suas necessidades e para a forma que você pretende utilizá-la.

Leia mais: Planilha para controle de gastos pessoais: qual a ideal para você?

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *