O que vem por aí no Open Banking

O que vem por ai no Open Banking

O Guiabolso segue com a missão de descomplicar o Open Banking, ajudando você a entender tudo o que vem acontecendo sobre o tema.

É bastante coisa, a gente sabe! Por isso, vale relembrar os dois primeiros episódios da série de conteúdos que criamos, Descomplicando o Open Banking

O primeiro episódio sobre o que é o Open Banking e o segundo sobre o que muda na sua vida a partir do Open Banking já estão disponíveis no nosso canal do Youtube.

Relembrando o conteúdo dos episódios anteriores: O principal objetivo do Open Banking é trazer maior liberdade para as pessoas, que deixarão de ser reféns dos bancos, onde possuem um relacionamento mais longo, para terem maior poder e escolha. Isso traz muitos benefícios, como aumento da concorrência no mercado, gerando serviços melhores e mais baratos.

Além desse sistema de compartilhamento de dados, o Open Banking também cria uma forma do usuário movimentar o dinheiro que está depositado em um banco através da plataforma de outras instituições. Mais uma vez, com o objetivo de dar maior autonomia para o usuário e acabar com a dependência que ele tem com um banco, isso é o que a gente chama de serviços de iniciação de pagamento. 

O que será preciso fazer para usar o Open Banking

Para usar o Open Banking você precisará compartilhar suas informações com a instituição para a qual deseja levar seu histórico de dados. Na prática, isso será feito dentro da jornada existente de contratação dos produtos financeiros ou quando desejável compartilhar seus dados para outro fim, como centralizar gestão financeira, por exemplo.

No fluxo de contratação de empréstimo em um banco, por exemplo, a instituição poderá te oferecer a opção de compartilhar suas informações que estão em outros bancos. Basta você dar sua autorização para que ele tenha acesso a esses dados.

Fique atento pois nem todas as instituições financeiras são obrigadas a participarem do Open Banking, por isso só será possível compartilhar seus dados daquelas que estão cadastradas.  

Confira a lista de todas as instituições participantes aqui.

Competição do mercado financeiro

Após a implementação do Open Banking, teremos um cenário de mercado mais competitivo, e muitos benefícios para os usuários, incluindo o acesso a melhores produtos e serviços, uma vez que suas informações não ficam presas em um único lugar.

Open Banking é mais liberdade para você e mais benefícios pro seu bolso.

Leia mais

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *