Onde e como investir o dinheiro do FGTS?

onde investir o FGTS

banner-mktplacedireto-2 onde investir o FGTS Mais de 30 milhões de trabalhadores receberam a notícia de que têm direito a sacar os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Se você faz parte desse grupo, sabia que é possível investir o dinheiro do FGTS e faturar ainda mais? O saldo do próprio fundo é atualizado mensalmente. Entretanto, a taxa aplicada é baixíssima: o índice de correção é composto pela Taxa Referencial mais juros de 3% ao ano. Se você tem dívidas, a recomendação é eliminá-las. Agora, se não sabe que destino dar ao dinheiro sacado, conheça neste post as melhores opções de investimento. Se ainda não recebeu o dinheiro, veja abaixo as datas de saques de recursos do fundo. Nesta sexta-feira, 12, começa o depósito do terceiro lote, destinado aos trabalhadores nascidos em junho, julho e agosto.

Tesouro Direto

Pelo Tesouro Direto o investidor empresta dinheiro ao governo federal e recebe uma remuneração em troca. Um título seguro e conservador é o Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 12,25% ao ano. Embora o investidor só descubra o retorno que vai receber na data de vencimento, ou quando vendê-lo antes do prazo, é certo que esse ficará próximo da taxa Selic. Ao contrário de outros títulos do Tesouro, o preço do Selic sofre pouca influência das condições de mercado para os casos em que há resgate antecipado. Vale destacar também que esse investimento é tributado pelo Imposto de Renda (IR). Leia também: – Compare 5 opções de empréstimo pessoal online – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? – Planilha de gastos mensais: como fazer?

CDBs – Certificados de depósitos bancários

Quem opta por investir em CDBs está, na verdade, emprestando dinheiro aos bancos, os quais pagam juros a esses papéis. Nesse caso, a remuneração é calculada com base no CDI, o indexador que rende uma porcentagem que se aproxima da taxa Selic. Cabe ao investidor pesquisar o quanto cada instituição financeira paga de CDI; em pequenos e médios bancos é mais fácil encontrar CDBs que pagam o equivalente a 100% ou até mais do que o CDI. A vantagem de investir o dinheiro do FGTS em CDBs é que esse investimento é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante o reembolso de até R$ 250 mil em caso de inadimplência do banco. E quanto à tributação, a exemplo do Tesouro Direito, os CDBs também são descontados no IR, mas não há taxa de administração.

Fundos DI

Os Fundos DI são um tipo de investimento em renda fixa considerado de baixo risco no mercado. Ao optar por um Fundo DI, você aplicará seu dinheiro junto ao de outros investidores sob a administração de um especialista da instituição financeira. A rentabilidade dos Fundos DI costuma ser igual ou superior à dos CDBs. O gestor dos fundos aplica, no mínimo, 95% do patrimônio em títulos públicos e/ou privados. Ou seja, ele analisa e decide qual a melhor estratégia para o seu investimento. Os Fundos DI, porém, cobram taxa de administração, além de também serem tributados pelo IR.

Bolsa de Valores

A opção de renda variável é para quem tem um perfil de investimento mais agressivo, ou seja, que gosta de correr riscos. Investir em ações na Bolsa de Valores é aconselhável para quem visa altos rendimentos, porém exige do investidor cautela e paciência para atingir os lucros esperados. Comece pela procura de um profissional experiente e que tenha certificação na área financeira para dar orientações sobre a compra de carteira de ações, sobretudo se você estiver dando os primeiros passos no mercado financeiro. Como você pode perceber, existem opções mais rentáveis para investir o seu dinheiro do FGTS e criar uma reserva financeira de segurança. Pesquise a alternativa de aplicação mais adequada ao seu perfil e não deixe de investir! banner-mktplacedireto-2]]>

3 Comments

  1. O que vocês acham sobre o investimento em Bitcoins?

  2. A selic hoje está em 10,25%.

    • Oi, Raphael!
      Você está certo, a Selic está hoje em 10,25%. Mas, quando publicamos esse texto, a taxa ainda era de 12,25%. Aliás, nessa semana ela deve mudar de novo, com mais uma reunião do Copom :D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *