Open Banking: 5 coisas que você precisa saber

Thiago Alvarez listou 5 itens para ajudar no entendimento do Open Banking, essa regulamentação que está sendo implementada desde fevereiro

open banking guiabolso

Publicado em 07/07/2021

A primeira fase do Open Banking no Brasil começou a ser implementada no dia 1º de fevereiro.

Segundo o BC, o Open Banking trará inúmeros benefícios às pessoas:
– Amplitude nos serviços oferecidos pelas instituições bancárias;
– Melhor experiência do usuário;
– Taxas mais competitivas;
– A possibilidade de poder oferecer produtos relevantes para clientes de outras instituições.

E essas são só algumas mudanças no dia a dia dos mais de 175 milhões de brasileiros que possuem algum relacionamento com instituições bancárias.

Há, no entanto, muitas dúvidas em torno do assunto. Por isso, Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guiabolso, listou 5 itens para ajudar no entendimento do Open Banking:

Mais facilidade no atendimento de clientes de outros bancos e instituições

Hoje os bancos e fintechs não ‘enxergam’ o relacionamento do cliente com outras instituições financeiras. Com o Open Banking, seu cliente poderá compartilhar diretamente seus dados de cadastro, extratos e outras informações

Mais oferta de serviços condizente com perfil

O Open Banking trará mais inteligência na oferta de produtos. Ele permite ofertar serviços e produtos mais relevantes e condizentes com o perfil e momento financeiro de seus clientes, por meio da análise de dados.

O histórico é do cliente. O cliente é o dono dos seus dados

De acordo com o CEO do Guiabolso, “é muito comum ver brasileiros com anos de relacionamento com seus bancos. E quanto maior o tempo de relacionamento com a instituição mais informações ela detém. O Open Banking liberta o cliente deste sistema sem que ele perca seu histórico”

Mais chances de empréstimo ou financiamento com juros e taxas de retorno

O acesso ao histórico financeiro e de contratações será uma das grandes mudanças, pois permitirá a todos os players entenderem o perfil e momento financeiro dos clientes e oferecer, por meio disso, melhores taxas e limites.

Fases e prazos de implementação

A primeira das quatro etapas do processo de implementação do Open Banking teve início em 1º de fevereiro. Já o prazo para a última fase – entrada em vigor do compartilhamento de dados sobre produtos e serviços e dados de transações – está previsto para 15 de dezembro deste ano.

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