Open Banking: Como extrair valor dos dados

Mais do que ter acesso aos dados financeiros do usuário é necessário transformá-lo e extrair valores importantes para o seu negócio.

Frame+1565

Publicado em 23/06/2021

O Open Banking promete ser uma revolução do mercado financeiro no Brasil. O acesso aos dados diretamente da conta bancária dos clientes vai mudar completamente a forma de ofertar produtos e serviços e como as empresas se relacionam com seus clientes.

Apesar disso, o esforço necessário entre a extração de dados e a geração de valor a partir dos dados de Open Banking é significativo . Em outras, palavras usufruir dos benefícios do Open Banking exige infraestrutura, um longo tempo de desenvolvimento e histórico de dados.

Pensando no processo de maneira completa, ele começa com a integração com cada uma das instituições das quais sua empresa queira importar dados bancários, passa pela experiência do usuário e vai até a extração e, principalmente, a estruturação e padronização dos dados para prepará-los para a geração de variáveis e aplicação em modelos.

De maneira resumida, a geração de valor dos dados do Open Banking começa com o acesso às informações, mas definitivamente não para por aí. A geração de valor acontece realmente com a estruturação de dados, geração de variáveis e aplicação em modelos. 

Confira o passo a passo da geração de valor com o Open Banking

Para criação de variáveis que serão aplicadas em regras de negócio, dois itens são essenciais: alto volume de dados capturados para estudo e dedicação de um time de Data Science responsável por analisar as informações de cada banco e gerar as variáveis. Cada uma dessas variáveis (por exemplo, salário, cashflow, investimentos) podem ser usadas de maneira muito mais precisa e efetiva para segmentação e qualificação dos clientes.

A última etapa na geração de valor refere-se a criação de modelos com boa performance e depende de validações históricas. Os modelos podem incluir score de crédito, modelo de renda presumida, collection score, entre outros. Por se tratar de dados retirados diretamente da conta bancária, são modelos com performance superior a muitas das opções de mercado.

Aproveite as facilidades do Open Banking de forma simplificada e saia na frente!


O Guiabolso Connect, como solução B2B desenvolvida pelo Guiabolso e precursora do Open Banking no Brasil, auxilia empresas a ter esse acesso aos dados com o nível de inteligência desejado, seja no formato de transações brutas, variáveis ou já em formato de modelos, permitindo que as empresas foquem na entrega de valor para seus clientes. Além disso, fazemos as integrações diretamente com as diversas instituições, desenvolvemos a experiência do usuário e fazemos a gestão do consentimento. Tudo isso disponível desde já e com base na experiência de mais de 7 anos extraindo e analisando dados de contas bancárias.

Quer saber mais? Fale com nosso time comercial: comercialconnect@guiabolso.com.br

Leia mais

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *