Organizando-se para tirar um ano sabático

controle-financeiro-estudo-2

A realização de um projeto de período sabático – momento em que uma pessoa se afasta de suas tarefas cotidianas, para estudo ou viagem – necessita, sem dúvidas, de bastante planejamento e controle financeiro. É importante ter em mente que o afastamento não é para o mero ócio, mas sim, para que o profissional tenha objetivos claros a respeito de quais atividades realizará durante este tempo. Afinal, isso não deixa de ser um investimento de tempo e dinheiro.

controle financeiro estudoApós chegar à conclusão a respeito de um objetivo ideal, deve-se passar para a parte prática: qual o dinheiro necessário para que essa finalidade seja alcançada? Isso demanda profundo planejamento de gastos. Deve-se verificar os custos de: alimentação, moradia/hospedagem, entre outros. Caso a ausência aconteça por motivo de estudo, deve-se verificar qual a quantia necessária para o período total de curso. Desse modo, chegaremos a dados mais concretos. Haverá, a partir daí, uma possibilidade concreta de se traçar estratégias para levantar o dinheiro.

 

Um meio de investir é a poupança, porque apresenta bom rendimento, estabilidade e a possibilidade de retirada a qualquer momento. Nos dias de hoje, com as reduções nos juros, o investimento passou a ser bem menos atraente para quem busca multiplicar capital. Afinal, o rendimento da poupança fica abaixo do índice da inflação, acarretando perdas financeiras reais.

controle financeiro poupar Por outro lado, se a pessoa decide colocar um dinheiro em títulos do tesouro nacional, vinculados à taxa de juros Selic, certamente conseguirá mais que o necessário, pois a rentabilidade é ótima. Entretanto, como nem tudo é perfeito, o Imposto de Renda recai sobre a fonte do investimento – a alíquota mínima é de 15%, após dois anos.

 

Uma sugestão de sucesso recente para um bom controle financeiro são os fundos de investimento imobiliário – que não têm incidência desse imposto. Afinal, o Imposto de Renda assumiu parte do rendimento dos mecanismos de diversos investimentos. Assim, uma pessoa física que deseja se tornar investidora, deverá optar sempre por alternativas com produtos não taxados pelo IR – como no caso dos Títulos do Tesouro Nacional.

controle financeiro dinheiroVocê, que deseja sair por um período sabático e fazer uma viagem dos sonhos ou estudar, gostou de nossas dicas de economia e controle financeiro? Aproveite esse momento e o transforme em algo único em sua vida!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *