Os 3 maiores segredos para se gerenciar uma empresa

49758-os-x-maiores-segredos-para-se-gerenciar-uma-empresa

banner-GB 49758-os-x-maiores-segredos-para-se-gerenciar-uma-empresaEmpreender é o sonho da maioria dos brasileiros. Para se ter uma ideia, apenas entre janeiro e maio de 2016, foram criadas aproximadamente 850 mil empresas no país, um recorde de acordo com o Indicador Serasa Experien de Nascimento de Empresas, que teve origem em 2010. Acontece que, embora sejamos um dos países mais empreendedores do mundo, também apresentamos uma série de mazelas. Em média, 50% das empresas nacionais fecham as portas antes de completarem o quarto ano em atividade. Na maioria dos casos, a mortalidade precoce desses negócios está relacionada com a própria ineficiência da gestão e não a fatores externos, como a crise, por exemplo. Por isso, é importante descobrir as melhores ações e estratégias para empreender com sucesso. É justamente isso o que você vai encontrar no post de hoje! Confira os 3 pilares para se gerenciar uma empresa:

Planejamento estratégico

Esse é, sem dúvidas, um dos maiores pilares da gestão empresarial. É no planejamento estratégico que o gestor define os fundamentos da empresa, estabelece um panorama do negócio e marca quais serão os seus objetivos e metas de longo prazo. Esse último ponto veremos mais à frente. Por fundamentos, entenda a visão, os valores e a missão da empresa. A visão nada mais é do que o que o gestor espera para o futuro distante, ou seja, o que ele espera que a empresa seja! Os valores, por outro lado, podem ser encarados como uma postura ética, que deve ser obedecida interna e externamente. A missão, por outro lado, é a definição do porquê a empresa existe. O panorama, por outro lado, é definido pela análise SWOT, ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). É nesse momento que o gestor consegue avaliar o ambiente interno e externo, ou seja, as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado e as forças e fraquezas da empresa. Nesse ponto, a ajuda de um coach, por exemplo, é indispensável.

Monitoramento e análise

Outra fase muito importante para gerenciar uma empresa com sucesso é o monitoramento e a análise de dados. O controle de processos e resultados pode ajudar o gestor a levantar informações importantes sobre o negócio que, posteriormente, podem ser revertidas em planos de ação mais eficazes e eficientes. Para realizar um monitoramento eficaz, é indispensável definir quais serão os KPIs (Key Performance Indicators) que o gestor acompanhará, ou seja, os indicadores mais importantes do negócio. Cada empresa possui objetivos distintos, por isso, cada uma delas possui seus próprios KPIs. O mais importante é alinhar os indicadores às necessidades e, principalmente, à visão de negócio. Além disso, o uso da tecnologia também é necessário para o monitoramento efetivo do negócio, pois agiliza o colhimento de dados e, consequentemente, a tomada de decisão.

Gestão de pessoas

Por fim, temos nosso último pilar, que é a gestão de pessoas. Definitivamente, o capital humano se torna cada vez mais importante. Verdadeiros talentos podem ser desperdiçados caso a empresa tenha uma política interna ruim ou, simplesmente, não apresente um ambiente motivacional para que os colaboradores se sintam estimulados. O primeiro passo para manter os funcionários motivados é estabelecer metas possíveis – conforme vimos no primeiro tópico. Caso contrário, eles se sentirão desestimulados, e a desistência será apenas uma das muitas consequências. Para estabelecer metas realistas, elas precisam obedecer o padrão SMART, ou seja, serem específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Além disso, o suporte de um coach também é fundamental, pois ele atuará como um verdadeiro líder, extraindo o potencial de cada um dos colaboradores e, acima de tudo, garantirá a coesão e a harmonia de todo o time. Gostou das nossas dicas sobre como gerenciar uma empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários! banner-GB-2 Leia também: – Compare 6 opções de empréstimo pessoal online – As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro – Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online? – Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *