Nos dias de hoje, é muito difícil viver sem cartão de crédito para fazer transações comerciais, não é mesmo? Entretanto, há uma série de fatores que precisam ser observados ao utilizar esse recurso, a fim de fazer um bom controle de despesas. A seguir, acompanhe maiores informações sobre o tema.
Segundo o Procon, há alguns cuidados que precisam ser levados em conta no momento de utilização do cartão de crédito. Veja os principais:
Quando fizer a assinatura do termo de adesão, leia com atenção todos os itens do documento e faça um risco em quaisquer espaços em branco. Os dados principais a constar nesse tipo de termo são o vencimento de faturas e o valor cobrado pela anuidade.
Alguns cartões possuem cobrança de juros que tem início no ato da compra. Isso ocorre, sobretudo, com os de supermercados. Informação, nesse caso, é essencial. Cartões adicionais poderão cobrar taxas, que ficam a cargo do titular.
Mantenha sob controle as datas de quitação de parcelas ou fatura. Em alguns casos, há promoções que beneficiam o cliente que quita seus débitos em dia.
Caso um vendedor passe valores diferentes para um pagamento no cartão e à vista, denuncie. Esse tipo de atitude deve ser reportada às autoridades.
Se você optar por realizar apenas o pagamento do valor mínimo estipulado, tenha muito cuidado com os juros que poderão ser cobrados no próximo vencimento e, por fim, se converter em uma dívida impagável.
Faça sempre a conferência da fatura para garantir que os valores lá cobrados são os mesmos de suas compras.
O cartão apenas pode ser enviado para a sua residência caso tenha sido previamente solicitado. Caso não tenha sido esse o caso, o código de defesa do consumidor te protege e isenta de qualquer gasto com essa remessa indevida. Basta que o mesmo não seja utilizado.
O que achou de nossas dicas a respeito do bom uso do cartão de crédito? Proteja-se para um bom controle de despesas!
]]>