Os maiores erros financeiros de quem está nos 40

Erros financeiros

Erros financeiros

Ah, os 20 anos! Tudo parece possível. As despesas ainda são mais baixas e menos indispensáveis, mas quando você chega aos 40 a realidade muda. Os compromissos financeiros ficam cada vez mais imprescindíveis — afinal, geralmente nessa fase os gastos já deixaram de ser apenas com você e passaram a ser com a sua família.

Os rendimentos muitas vezes parecem não ser suficientes, mas a boa notícia é que é possível não cometer erros financeiros que possam comprometer seu orçamento aos 40 anos. Confira os principais erros e as dicas para não cometê-los!

Não poupar o suficiente para uma aposentadoria confortável

Você está guardando dinheiro suficiente para ter uma boa aposentadoria? Contar apenas com a previdência pública pode se mostrar uma medida frustrante no futuro, já que o valor da aposentadoria sempre é menor que o seu salário enquanto ainda está trabalhando. Por isso, planejar é preciso. Uma vez que você tenha em mente um valor para uma aposentadoria confortável, use uma calculadora para fazer as contas e saber exatamente o valor que você irá precisar guardar mensalmente para atingir o seu objetivo. Usar um plano de previdência privada é uma boa alternativa. Pode ter certeza que seu futuro te agradecerá.

Ter dívidas no cartão de crédito

Dever no cartão de crédito é algo que certamente impedirá que você alcance qualquer outra meta financeira. A primeira coisa que você deve fazer para ter tranquilidade financeira nos seus 40 anos é eliminar todo e qualquer débito. O quanto antes melhor. Caso contrário, perderá todo mês uma quantia de dinheiro que poderia ser aplicada em uma área relevante da sua vida. Faça com que quitar sua dívida com o cartão de crédito seja uma prioridade. Para isso, reduza suas despesas, e até mesmo busque um segundo emprego. O quanto antes você conseguir se livrar da dívida, melhor será.

Não economizar para a educação dos filhos

É difícil fazer uma estimativa do valor de investimento para o período em que seus filhos estarão frequentando o ensino superior, pois há cada vez mais incentivos governamentais para reduzir o custo das faculdades, mas, de qualquer forma, você não quer que seus filhos se afundem financeiramente com financiamentos estudantis bem no começo de sua vida adulta. Ou, pior ainda, constatar que eles não têm dinheiro suficiente para fazerem um intercâmbio, investir em um curso de língua estrangeira, ou mesmo comprar os livros da faculdade, porque têm que pagar a faculdade. É importante que você esteja preparado para contribuir com a educação dos seus filhos, por isso, pense em criar uma conta poupança para esse fim.

Não ter um fundo de emergências

Seu automóvel atual não irá durar para sempre, por mais cuidadoso que você seja. A casa pode a qualquer momento precisar de um reparo, ou até mesmo uma pequena reforma. A questão é: você terá dinheiro suficiente para pagar à vista por esses imprevistos? Sempre é melhor se preparar, poupando o que puder, para esses casos. Por isso, tenha uma poupança, mesmo que seja pequena, e esteja preparado para essas eventualidades.

Ter uma vida financeira saudável é possível. Fique ligado para tornar seus 40 anos uma idade próspera e não cometer erros que podem comprometer seu futuro. Com essas dicas, ficará mais fácil. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *