Os três maiores mitos sobre fazer uma planilha de gastos

shutterstock_142778230-1000x570

planilhas de gastosPreciso dominar as ferramentas do Excel antes de utilizar uma planilha de gastos

Você não precisa entender e utilizar todas as ferramentas do Excel para usar uma planilha de gastos. Se você fizer o download de uma versão adequada à forma como você gasta, ela fará as contas para você, sem que seja preciso acrescentar fórmulas. Você ainda pode fazer alguns ajustes, considerações, colocar ou excluir categorias.
Pesquise sites nos quais você possa baixar planilhas de gastos e descubra qual a melhor para você. Como são feitas para disposição de dívidas comuns a todos, elas são bem fáceis de usar.
 

Minhas despesas variam muito de um mês para o outro, por isso a planilha não é uma boa ideia

Temos aí uma crença falsa pois a planilha de gastos pode ser criada e adaptada para diversos tipos de rotina financeira. Ela será muito útil se os seus gastos variam muito de um mês para o outro, porque proporcionará uma visão geral das suas despesas fixas e variáveis. Através dela você irá identificar para onde seu dinheiro está indo a cada mês e poderá realizar várias análises. Você pode, por exemplo, descobrir quais as categorias que mais comprometem sua renda ou onde os gastos estão elevados e podem ser diminuídos.

A planilha não auxilia no corte de gastos

Se você não pretende se desfazer de nenhum gasto, faz uso de linhas de crédito e se deixa endividar pode usar uma planilha para, pelo menos, ter um controle do seu balanço mensal e não acumular despesas. Mas se você quer continuar a levar uma vida sem nenhum corte e espera que em algum momento seu salário triplique, uma planilha não vai funcionar pelo simples fato de que você deve aprender a fazer ajustes no orçamento. Você deve estar disposto a fazer a planilha funcionar para que ela auxilie no corte de gastos.
O que acontece é que algumas pessoas querem que o resultado seja imediato. Como isso não acontece, elas colocam a culpa na ferramenta. A utilização de uma planilha de gastos é um tipo de educação financeira. Para ela dar certo você precisa criar o hábito de alimentá-la sempre com sua receita e suas despesas, para que as informações estejam sempre corretas. A planilha te ajuda a sair das dívidas pois indica para onde está indo seu dinheiro, o que na maioria das vezes não conseguimos identificar. Tendo uma visão geral da sua atividade financeira, basta começar a cortar gastos e poupar.
Com as dicas acima, acabaram as desculpas! Você pode fazer uma planilha mensal, semanal ou diária, caso precise de um controle mais rigoroso de seus gastos, mas escolha do modelo é sua. O importante é manter o foco e não deixar que a planilha fique desatualizada. Aos poucos você vai conhecendo mais sobre sua própria vida financeira e conseguirá pagar as contas e até mesmo realizar seus sonhos de consumo com base no planejamento.
Como você utiliza a planilha de gastos? Ela mudou seu comportamento em relação ao dinheiro?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *