Outubro rosa: sintomas e auto exame do câncer de mama

pink-1821381_1920

banner-mktplacedireto-2O GuiaBolso entrou no Outubro Rosa com tudo! Serão muitas informações ao longo do mês pra você conhecer mais sobre a doença e a como lidar com questões como o cuidado com a beleza e auto estima durante o tratamento. Pra começo de conversa, preparamos esta mini cartilha com alguns dados e dicas sobre o diagnóstico.

Fatores de risco

Em geral, o câncer de mama costuma ser raro antes dos 35 anos e o número de casos vai crescendo progressivamente, principalmente após os 50 anos. Além de idade, fatores genéticos, fatores comportamentais e outras características podem influenciar no desenvolvimento da doença.
Não dá para evitar o câncer, mas é possível preveni-lo. Atitudes para controlar o peso, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem ajudar.

Sintomas

O nódulo (caroço) é o principal indício da doença (aparece em cerca de 90% dos casos), mas não é o único sintoma. Não é comum apresentar pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.
Então fique de olho! O autoexame e observação constante do seu próprio corpo são importantes para detectar o câncer ainda no estágio inicial.

Alguns dados e informações foram retirados do site do INCA
banner-mktplacedireto-2]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *