Pagar ou não pagar taxa na conta corrente

guiabolso

Publicado em 14/04/2021

Por Foregon

Com tantas opções de conta corrente no mercado, na hora de escolher a sua é necessário levar alguns fatores em consideração, e não só o custo. Afinal, ela deve atender todas as suas necessidades financeiras. 

Muitas pessoas acabam escolhendo uma conte corrente por ser gratuita, mas será a melhor alternativa? Neste artigo vamos te ajudar a descobrir se você deve ou não pagar taxa na sua conta. Vamos lá? 

O que é conta corrente? 

A conta corrente é uma modalidade de conta bancária que oferece várias facilidades para o seu dia a dia. Através delas é possível fazer retiradas e depósitos ilimitados, realizar transferências, pagar contas via código de barras ou débito automático, ter um cartão vinculado para compras, escrever cheques e várias outras possibilidades.

No entanto, dependendo da conta e do banco emissor, cada serviço desses pode vir com a cobrança de uma taxa ou então uma mensalidade fixa, de acordo com o pacote que é contratado. As taxas que um banco pode cobrar pelo uso da conta corrente são:

  • Abertura de conta;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Depósitos;
  • Transferências (DOC e TED);
  • Extratos impressos;
  • Impressão de cheques.

Conta corrente gratuita é um direito de todo brasileiro 

Apesar da maioria dos bancos cobrar taxas nesse tipo de conta, todo brasileiro tem direito de abrir uma conta corrente livre de tarifas em qualquer instituição financeira. Esse é um direito garantido pela Resolução nº 3.919/2010, estabelecida pelo Banco Central em 2008. 

De acordo com a norma, todos os bancos nacionais devem disponibilizar uma conta corrente para Pessoas Físicas com pacote de serviços gratuitos. No entanto, esse pacote é limitado a um número de transações financeiras por mês e, caso você ultrapasse, terá que pagar a parte. Veja quais são os serviços gratuitos obrigatórios: 

  • Quatro saques por mês; 
  • Duas transferências (TED ou DOC) entre contas do mesmo banco;
  • Dois extratos referentes ao mês anterior;
  • Um extrato anual;
  • Dez folhas de cheques;
  • Acesso ilimitado ao Internet Banking;
  • Cartão de débito para movimentação da conta.

Pagar ou não pagar taxa na conta corrente? 

Mas você deve estar se perguntando “se existe conta gratuita, por que pagar taxas?”. A conta corrente gratuita é uma ótima opção para quem não quer pagar pelos serviços, mas como dito anteriormente, ela é limitada. Portanto só é adequada para os correntistas que não fazem muitas movimentações por mês.

Se você costuma emitir muitos cheques, fazer saques e transferências com número acima do permitido nas contas gratuitas, o ideal é optar por uma conta corrente tradicional.

Geralmente, nessas modalidades os serviços são ilimitados, além de oferecer mais opções para o seu dia a dia, como: empréstimos, investimentos, financiamentos, seguros, câmbio e benefícios de cashback, descontos e programas de fidelidade. 

Contudo, para ter acesso a esses serviços, não necessariamente você terá que pagar tarifas. Atualmente, com a ascensão dos bancos digitais, existem várias opções de contas completas, com serviços ilimitados e 100% gratuitas. Elas são ótimas opções para quem quer ter a praticidade de fazer tudo pelo celular, de forma rápida e segura. 

Além disso, mesmo que você tenha uma conta em um banco que cobra tarifas pelos serviços oferecidos, com o PIX, sistema de pagamentos do Banco Central, é possível realizar transferências e pagamentos ilimitados e instantâneos, uma opção para diminuir seus gastos com a conta corrente. 

Se você paga mensalidade na sua conta corrente, mas mantém um bom relacionamento com o seu banco há muito tempo, outra alternativa é negociar o valor da tarifa diretamente com seu gerente. 

Se for pagar taxas na conta corrente, fique atento! 

Na hora de escolher a sua conta corrente, pesquise preços em vários bancos, separe e analise todas as opções que atendem duas necessidades. Para evitar pagar taxas abusivas você também deve ficar atento ao contrato. Dessa forma, fica mais fácil evitar pagar por taxas desnecessárias que podem vir camufladas. 

Independentemente da opção que você escolher, manter um planejamento financeiro e uma boa organização é essencial para não perder o controle dos seus gastos. Para isso, baixe o app Guiabolso, que unifica suas contas e cartões em um só lugar.

Baixe o app Guiabolso para controlar seus gastos e rendas, planejar como pretende gastar seu dinheiro e criar suas metas de forma segura e transparente. 

Baixar app Guiabolso

Leia mais

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *