Perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda? Veja o que fazer

declaração do imposto de renda
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Se você perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda e não sabe o que fazer, vou te ajudar a não se desesperar nesse momento. Também indico ler o Guia do Imposto de Renda pra não ter dúvida!

Por conta do novo coronavírus no Brasil, o prazo pra declaração foi estendido até o dia 30 de junho (ou seja, durou quase 4 meses, pois ele normalmente só vai de março a abril). Declarar o Imposto de Renda é crucial para manter as obrigações em dia e evitar problemas com a Receita Federal. Mas se você se enrolou, abaixo coloco a solução de cada problema.

Atrasei minha declaração e agora?

Caso você atrase a sua declaração de IR, a Receita Federal ainda determina um prazo extra pra entregar as declarações atrasadas. Ou seja, se você não declarou dentro do prazo oficial, poderá ter mais alguns dias para fazer em atraso, mas terá que pagar multa.

Se você não dever imposto algum, pagará uma quantia estabelecida pela Receita de R$ 165,74. Agora caso deva, a multa é calculada de acordo com os dias em atraso. 

Os valores podem variar de acordo com a cobrança de 1% do total do imposto devido, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% sobre o valor total do tributo cobrado.

E se eu não declarar o Imposto de Renda, o que acontece? 

Se você não enviar a declaração do Imposto de Renda, a situação pode ser ainda mais séria. Você pode ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal e ficar recluso de 2 a 5 anos. O fisco ainda poderá cobrar multa pelo atraso na entrega e o imposto devido acrescido de até 150% com juros Selic.

Além de punições da Receita Federal, poderá se deparar com problemas para pedir um empréstimo no banco ou para fazer financiamentos de carro ou de imóvel.

Isso porque o seu CPF ficará irregular e, com isso, você ouvirá muitos “nãos” ao buscar serviços em instituições financeiras. Além disso, terá problemas para conseguir investir em:

• títulos públicos;

• fundos imobiliários;

• diversas outras aplicações financeiras.

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Uma vez que quanto maior o atraso maior a multa a ser paga, é fundamental não demorar para entregar a declaração. Comece fazendo o download do programa disponibilizado no site da Receita Federal e registre todas as informações exigidas. Logo após, o sistema vai calcular o valor da multa.

Caso você não tenha entregue as declarações dos anos anteriores, a Receita exigirá o envio dos últimos cinco períodos. 

Para quem trabalha no regime CLT (carteira assinada), o imposto é debitado a cada mês. Então, o tributo após a declaração é bem pequeno, se tiver, mas ainda assim há a multa.

Como funciona o pagamento da multa?

O pagamento da multa deve ser realizado até 30 dias após a entrega atrasada. E se atrasar o pagamento do imposto, é acrescido 0,33% por dia, chegando ao limite de 20% do total devido, somando os juros correspondentes à taxa Selic.

Para pagar a multa após o vencimento dos 30 dias, é necessário acessar o “Programa para cálculo e emissão do DARF das cotas do IRPF”. Essa ferramenta da Receita emite o DARF atualizado com os acréscimos já calculados.

Então fique atento! Assim, você evita muitas dores de cabeça. 

E se eu entreguei dentro do prazo, mas com informações incorretas?

Se você já enviou a declaração do Imposto de Renda, mas percebeu que cometeu algum erro no preenchimento, ou deixou de informar alguns dados, pode corrigir o problema com uma declaração retificadora. 

Caso o envio da declaração retificadora acontecer após 30 de junho, quando termina o prazo normal de entrega da declaração, você não estará sujeito à multa por atraso. Você pode retificar uma declaração até cinco anos após a entrega

Leia mais:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-mktplacedireto-2-2.png

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *