Planeje sua aposentadoria

controle-financeiro-para-uma-aposentadoria-feliz-1

O tempo vai passando e, além de trabalhar todos os dias, é preciso pensar e planejar a aposentadoria, para fazer valer o esforço. Todo mundo sabe que somente pagando regularmente a Previdência Social, o benefício não vai sustentar sua família quando você não estiver mais trabalhando. Mas como fazer um planejamento sólido e realista depois da carreira?

Você pode começar fazendo um controle financeiro para o futuro para ter uma idéia de quais serão seus gastos fixos: a lista não é muito diferente da de hoje: aluguel, luz, telefone, carro, etc. Para ter uma noção ainda melhor do que poderia ser uma aposentadoria ideal, junte ao valor anterior a sua expectativa de padrão de vida: como você quer passar os anos em que não precisa mais trabalhar?

 

Quer viajar? Quer cuidar do jardim? Morar na praia? Ou pensa em abrir seu próprio negócio e seguir trabalhando como autônomo? Sua opção de estilo de vida no futuro vai determinar qual o tipo de aposentadoria a ser escolhido.

E o mais importante no planejamento da aposentadoria: as despesas com assistência médica. Ninguém sabe qual vai ser seu estado de saúde daqui a 30, 40 anos, portanto, é bom trabalhar com uma quantia definitivamente maior do que a que você gasta hoje.

Uma despesa que vai diminuir são os gastos com os filhos — uma redução de cerca de 20% na soma total.

Como sabemos, a aposentadoria da Previdência Social cobre somente 20% da renda, ou seja, você pode poupar e colocar seu dinheiro em aplicações até chegar lá. Existem muitas ferramentas on-line para você fazer um controle financeiro de seus investimentos: seguindo estas dicas, calculando uma média e poupando todos os meses, você vai ver que não é tão difícil assim alcançar uma terceira idade com um bom padrão de vida.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *