Por que baixar planilhas prontas para controle financeiro

Adquira educação financeira e tome o controle do seu dinheiro e da sua vida! Aprender educação financeira é essencial para quem busca assumir o controle das próprias finanças. No Brasil, a preocupação com o tema não é muito no comum, apesar de ser educado em relação ao dinheiro fazer toda a diferença para a qualidade de vida, para a segurança financeira e, também, para ter um futuro tranquilo. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a aprender a usar educação financeira no dia a dia:

Leia sobre finanças

O primeiro passo para se educar financeiramente é buscar informações sobre o assunto. Ler sobre finanças ajuda a entender melhor pontos essenciais para cuidar bem do dinheiro, como taxa de juros, opções de investimento, situação da economia nacional e internacional etc. Quem se informa tem mais subsídios para tomar as melhores decisões financeiras.

Conheça sua forma de consumir

Conhecer a forma como consome é importante quando o assunto é educação financeira. Quem reconhece que tem tendência a comprar por impulso, por exemplo, pode tomar medidas como evitar sair com cartão de crédito para não levar para casa o que não precisa.

Saiba quais são seus principais gastos

Para se educar financeiramente é importante conhecer o destino do seu dinheiro. Para isso, é fundamental ter controle das suas receitas e despesas, analisando, principalmente, em que categorias estão os maiores gastos, como Moradia, Lazer, Transporte etc. Com estas informações é possível identificar onde é possível reduzir despesas e economizar. Se quiser ajuda nessa etapa, conte com o GuiaBolso.

Aprenda a investir

Muita gente considera a possibilidade de investir algo distante, acessível apenas a quem tem uma grande quantia disponível. Ledo engano. Ao investir em educação financeira você descobre que é possível começar a investir mesmo com pouco capital disponível e, melhor, as opções vão muito além da tradicional caderneta de poupança.

Não despreze a importância dos seguros

Alcançar a segurança financeira é um dos principais benefícios de se educar em relação às finanças. Neste sentido, os seguros desempenham um papel importante. Ao segurar seu carro, por exemplo, você paga uma quantia por mês e garante cobertura em caso de roubo, por exemplo. Um seguro de vida, por outro lado, pode garantir a segurança financeira da família em caso de falecimento.

Pense em previdência

Investir em educação financeira é, também, pensar no futuro. Uma das formas de garantir uma aposentadoria tranquila é apostar em uma previdência privada. Economizando uma quantia por mês você garante que conseguirá manter um padrão de vida similar ao que tem atualmente quando se aposentar. São diversas as opções no mercado. É importante procurar uma que se adeque às suas possibilidades e aos planos que tem para o futuro.

Dê valor ao dinheiro que você ganha

Uma das formas de aplicar os conceitos de educação financeira no seu dia é dar valor ao que você ganha. Evite compras por impulso e pratique o consumo consciente: antes de abrir a carteira reflita se você realmente precisa do item e se tem dinheiro suficiente para a realizar a compra. Em tempos de inflação alta, pesquisar preços é outra atitude essencial para valorizar seu dinheiro.

Mude seus hábitos de consumo

Quem não foi educado financeiramente, muitas vezes, se acostuma a gastar mais do que ganha, exagerando nas despesas com lazer, compras e cuidados pessoais. Para não cair nesta armadilha e manter as finanças equilibradas, é importante mudar seus hábitos de consumo para que eles se adequem às suas possibilidades financeiras. Educação financeira é essencial para manter suas finanças saudáveis e proporcionar segurança para você e sua família. Comece gerenciando seu dinheiro e consumindo de forma consciente. banner-620x100-1Leia também:  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *