Porque o Tesouro Direto é mais vantajoso que poupança?

Quanto_Custa_Tesouro_Direto_Bancos

Já ouviu falar em Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma opção de investimento em renda fixa pra quem busca uma rentabilidade mais competitiva que a poupança sem abrir mão de segurança. Por meio dele é possível comprar títulos públicos do governo, recebendo em troca juros todo mês! As suas principais vantagens são:
1- Diversificação da carteira
O investidor tem a possibilidade de diversificar os investimentos escolhendo entre títulos de rentabilidade pré e pós-fixada. O que isso significa?
Pré-fixados: nos títulos pré-fixados você sabe exatamente o valor que vai resgatar no vencimento. Mas é importante ressaltar que essa rentabilidade pode variar em casos de venda do título antes dessa data.
Pós-fixados: os títulos pós-fixados tem rentabilidade atrelada a alguns indexadores como a taxa Selic, IGP-M e IPCA.

Tabela Títulos Públicos

Uma das vantagens de investir no Tesouro Direto é que você escolhe o título que mais atende ao seu perfil e objetivo de acordo com o momento e horizonte do investimento.
2 – Investimento seguro e de baixo risco
O Tesouro Nacional é vinculado ao Governo Federal, que, como a maioria das instituições públicas, possui boa solidez financeira. Além disso, estamos falando de renda fixa, que assim como a poupança é ideal para quem quer um investimento conservador, além de poder ser utilizada por quem tem objetivo de médio prazo, como viajar para o exterior ou trocar de carro. Se você se arrepender ou precisar resgatar o dinheiro rápido não tem problema, o Tesouro garante a recompra de títulos toda quarta-feira. Esteja atento, porém, que esse cenário não é o ideal: você pode estar sujeito a oscilações do mercado. Por isso, escolha títulos com vencimentos que estejam de acordo com seus objetivos.
3 – Fácil de investir!
O primeiro passo para começar a investir é abrir conta em uma corretora, já que não é possível comprar os títulos diretamente pelo Tesouro Nacional. Uma opção é transferir o valor que deseja investir e fazer a compra do título através do próprio home broker. Outra alternativa é fazê-lo pelo próprio site do Tesouro. Lembrando que qualquer pessoa pode começar a investir com valores a partir de R$80!
4 – Qual a rentabilidade aproximada desses títulos?
Depende do período investido e das condições de algumas taxas, como a Selic, que começa 2014 ao valor de 10,50%. Neste início de ano, a NTN-F com vencimento em 01/01/23, por exemplo, paga rendimentos pré-fixados em 12,97% ao ano, enquanto a NTN-B Principal com vencimento em 15/05/2035 (assumindo que a inflação de 5,91% de 2013 seja constante, mais juros de 6,78%), pagará no final da vida útil do título 12,69% ao ano.
É importante salientar que esses rendimentos brutos são maiores que a poupança (6,3%) e o CDI (10,27%). No entanto, há algumas diferenças. No caso da poupança, ela é isenta de IR, o que deve ser considerado nos cálculos. Já no CDI, não há qualquer taxa de custódia ou de administração, o que no Tesouro pode variar de 0% a 0,5% ao ano do valor investido.
 

Quer saber mais?

Se você se interessa pelo assunto, pode obter mais informações sobre o Tesouro Direto num e-book preparado pela corretora Rico chamado [“Como ganhar mais que a Poupança com o Tesouro Direto”].
No blog da Rico também há mais informações sobre o Tesouro Direto.

logo ricoTexto escrito por Carol Guedes, responsável comercial da Rico Corretora.

 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *