Poupe mais no dia a dia com 6 passos simples

Online finance control app - vector in flat style

banner-GBOnline finance control app - vector concept in flat style - track your income and expense Economizar dinheiro para realizar o seu sonho, independentemente do tamanho dele, pode ser uma tarefa fácil se houver organização. Preparamos este post para que você saber por onde começar a poupar: 6 passos simples que te ajudam a economizar. Acompanhe!

1. Conheça o seu orçamento

Conhecer e organizar as suas finanças é um dos primeiros passos para que você consiga poupar dinheiro. Isso é mais importante do que parece: se você não sabe o quanto gasta e, até mesmo, o quanto ganha, fica difícil partir para o planejamento financeiro. Anote todas as suas despesas. Dê preferência ao uso de planilhas ou até mesmo de aplicativos. Independentemente do valor, anote cada cafezinho e outros pequenos gastos. Para aqueles que possuem mais de uma fonte de renda ou que trabalham como autônomos, é preciso também controlar as entradas de recursos para que seja possível elaborar o orçamento.

2. Defina seus objetivos

Muitas pessoas não conseguem ter dinheiro sobrando todos os meses simplesmente porque não têm um objetivo definido, ou seja, não sabem onde querem chegar e como farão para conseguir. Assim, você pode começar com metas mais simples como poupar 10% do seu salário para pagar aquela viagem dos sonhos, comprar ou trocar de carro ou, quem sabe, economizar por mais tempo e dar entrada na sua casa própria. O importante na definição dos objetivos é colocar prazos para a realização destes e ter disciplina. Nessas horas vale abrir mão de outras coisas menos importantes para guardar a quantidade de dinheiro que você definiu como meta para cada mês.

3. Se pague antes

Ao invés de esperar o fim do mês para ver quanto sobra, você já experimentou se pagar antes? Ou seja, quando recebe o salário já separe o que quer guardar. Temos certeza que ao longo do mês você dará um jeito de cortar o que for preciso para viver com a quantia que restou. Mas, claro, seja ponderado. Não coloque metas muito altas como guardar 90% da renda se para isso você vai parar de viver ou mesmo se endividar.

4. Corte despesas

Agora que você já tem um orçamento e seus objetivos definidos, que tal começar a cortar algumas despesas para alcançar suas metas de forma mais rápida e fácil? Divida os seus gastos em fixos e variáveis, entendendo que o primeiro tipo é composto por gastos que você não pode evitar, como é o caso do aluguel, por exemplo. Na segunda categoria, de gastos que podem ser evitados, estão as despesas com idas a restaurantes e cinemas, compra de roupas e cosméticos e outros desembolsos que podem e devem ser repensados. Afinal, você quer realizar o seu sonho ou não?

5. Peça desconto

Não é feio pedir desconto. O feio é não se organizar e ter de ficar pedindo ajuda a familiares, se endividar, empurrar o problema com a barriga. Sempre peça desconto nas compras do dia a dia, principalmente se forem em lojas de bairro, onde é mais fácil conversar e convencer os vendedores. Em grandes redes, os preços são tabelados e muitas vezes não abrem margem para negociação.

6. Não abuse do cartão de crédito

O cartão de crédito, se utilizado de forma errada, pode ser o grande vilão na hora de poupar. Assim, o seu uso deve ser feito de maneira inteligente e moderada, evitando pagar os altíssimos juros que podem comprometer o orçamento. Outro grande desafio para quem quer guardar dinheiro é o cheque especial, considerado por muitos como uma parte da renda mensal. Em virtude de suas altas taxas de juros, ele também deverá ser evitado a todo custo. Caso já esteja endividado e queira reorganizar suas finanças, procure empréstimos com juros mais baixos e quite tanto o seu cartão de crédito quanto o cheque especial para começar a colocar as contas nos eixos. Agora você já sabe que, para que você poupe mais, é preciso adquirir alguns hábitos como conhecer melhor o seu orçamento e definir metas, além de cortar despesas e utilizar com sabedoria o cartão de crédito e o cheque especial. Agora conta pra gente: como estão as suas finanças? Deixe um comentário! banner-GB-2 Leia também: – Compare 6 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

5 Comments

  1. bom dia estou sem o controle dos meus ganhos me ajude a me organizar minhas dividas por favor não sei como economizar para não

    • Oi, Abel
      Você já tem uma planilha ou usa o aplicativo GuiaBolso? Se não, o primeiro passo é começar a anotar tudo, tudo mesmo, para então descobrir para onde seu dinheiro está indo. A vantagem de ter o aplicativo é que ele já anota tudo automaticamente quando você gasta no cartão de débito ou crédito. Para podermos te ajudar melhor seria necessário entender mais detalhes dos seus problemas. Nos escreva contando mais! Em todo caso, há este post que talvez possa te ajudar.

  2. Acho que estou caminhando pra isso,poupo 5% da renda na cooperativa da empresa pretendo aumentar pra 10%.Porém ainda tenho um empréstimo pra quitar.Conto com a ajuda do guia bolso pra melhorar ...bElas dicas

  3. Bom dia sou uma pessoa um pouco compusilva nao consigo gurda dinheiro compro coisas mais caras por que tem mais prazos de pagamento meu nome esta no spc a divida esta com um preco alto a pagar e ja nao.sei mais oque posso fazer presizo de ajuda!!!

    • Oi, Amanda
      Tudo bem? A primeira coisa é controlar seus impulsos. Um canal parceiro do GuiaBolso fez um vídeo contando como podemos fazer isso. Confira aqui!
      Para as dívidas, indicamos que você entre no aplicativo GuiaBolso e cheque a aba comparador. Lá você pode simular empréstimos pessoais em diversos bancos e instituições parceiras. Assim, você compara a taxa e já sabe prontamente qual será a parcela a pagar. Antes de fechar negócio, leia este post para ter certeza da sua decisão. Você já disse que está enrolada com algumas dívidas. Se elas forem aquelas que cobram juros elevados, como cheque especial e cartão de crédito, talvez valha a pena o empréstimo.
      Boa sorte!

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *