Precisa negociar dívidas? Leia a coluna do GuiaBolso no Destak

banner-GB
renegociar dívidas
Por Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso
Já estamos em março, mas algumas pessoas ainda estão fazendo contorcionismo com o orçamento para pagar as contas de fevereiro, janeiro, dezembro… A melhor estratégia, nestes casos, é encarar as faturas.
Existem diferentes maneiras de organizar a vida financeira e evitar contrair (mais) dívidas. Se, apesar dos esforços para manter as contas em dia, seu saldo no banco fica da vez mais negativo e você está com mais dificuldade para pagar tudo, uma boa opção é tentar renegociar a dívida e fazê-la caber no seu orçamento.
Leia: Consulte seu CPF grátis no GuiaBolso
Selecionei dicas simples na hora de renegociar:
Faça cálculos realistas. Coloque no papel o que você ganha e gasta e, a partir disso, veja onde pode economizar e se consegue uma renda extra. Identificando quanto pode separar por mês para pagar os débitos, você pode chegar com uma proposta ao gerente.
Pesquise as condições oferecidas por outros bancos e veja opções de empréstimo pessoal. Com isso você pode negociar com seu banco para que sejam oferecidos juros, prazos e benefícios semelhantes.
Fique de olho nos juros. Além do valor da taxa de juros, o número de parcelas afeta quanto você pagará no total de juros. Com menos parcelas, a dívida pode ser quitada mais rápido e a juros menores.
Converse pessoalmente com o gerente. Já possível renegociar por internet ou telefone, mas, pessoalmente é mais fácil encontrar a solução mais adequada. E não se esqueça de sempre guardar todos os protocolos e documentos e ler atentamente o contrato.
Esse texto foi publicado na coluna Seu Bolso no jornal Destak.
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *