Quais as melhores formas de investimento no momento?

investimento

banner GB investimentoEm meio a essa crise econômica atual, você pode estar se perguntando se ainda vale a pena investir, bom como qual o melhor investimento para aplicar seu dinheiro. Acontece que é possível aplicar bem seu dinheiro, até mesmo em momentos de crise! Basta entender um pouco melhor como funciona o mercado de investimentos e fazer as escolhas certas, de acordo com o cenário econômico. Que tal conhecer algumas dessas recomendações? Veja a lista de informações que preparamos:

Entenda por que a economia e a política do país afetam as formas de investimento

Sabia que a política e economia têm tudo a ver com sua escolha de investimento como aplicador individual? Decisões políticas da presidência, por exemplo, podem agradar ou preocupar investidores internacionais. Isso provoca entrada ou saída de investimentos no país, respectivamente. Juros altos acabam atraindo também mais capital especulativo, aqueles investidores que buscam retorno rápido. O lado bom é que, com a Selic em alta, aplicações de renda fixa como Fundos DI, Tesouro Direto ou CDB rendem mais. Se quiser saber mais veja nosso Guia de Investimento.

Saiba como os juros e a inflação afetam os rendimentos de investimento

A inflação tem um efeito indireto sobre os rendimentos de seus investimentos, já que um dos objetivos quando se faz uma aplicação é garantir que ao menos a desvalorização do dinheiro seja compensada pelos resultados do investimento. Ou seja: deduza sempre a taxa de inflação ao fazer os cálculos dos rendimentos de qualquer investimento. Ela te ajuda a decidir qual investimento vale mais a pena, principalmente se houver expectativa de aumento da taxa de inflação nos próximos meses. Outro aspecto que deve ser observado são os juros. Quanto maiores os juros oficiais do governo, maiores as vantagens de se investir em aplicações cujos rendimentos acompanhem essas taxas de juros.

Qual o melhor investimento atualmente: CDB, Fundo DI ou Tesouro Direto?

Confira algumas informações essenciais sobre cada um deles e veja qual o melhor investimento para você:
  • CDB: é um investimento para médio e longo prazo (quanto maior o tempo da aplicação, menor a tributação dos rendimentos). Ele pode ter seus rendimentos pré-fixados, o que é bom quando se espera que o juros vão se manter em um mesmo patamar, ou abaixar nos próximos meses. Já no CDB pós-fixado, sua rentabilidade varia de acordo com a taxa de remuneração do CDI (que está indiretamente relacionada à taxa de juros). É bom para o investidor que espera aumento de juros nos próximos meses.
  • Fundo DI: é um bom investimento para o período atual, desde que as taxas de administração do fundo não sejam muito altas (0,5% é o valor máximo ideal). Além disso, são uma boa opção para investidores mais conservadores, principalmente em médio e longo prazo. Seus rendimentos variam de acordo com o perfil do fundo, mas em sua maioria são mais vantajosos que a poupança.
  • Tesouro Direto: é um investimento bastante seguro, garantido pelo próprio governo. Os rendimentos variam de acordo com a taxa de juros Selic, por isso essa é uma opção bastante interessante no momento (de juros altos). Caso você queira fazer um resgate antes da data de vencimento prevista no título, é possível vende-lo pelo preço de mercado. Basta entrar na página do Tesouro Direto e escolher sua aplicação!

E a poupança? Ainda vale a pena?

Não vale, exceto para situações nas quais você precisa muito em breve do dinheiro! Como não há cobrança de IOF, Imposto de Renda e outras formas de taxação na poupança, essas movimentações podem ser feitas rapidamente, sem muitos custos. O máximo que você perderá, caso faça o resgate antes do aniversário de um mês do depósito, é o rendimento daquele mês. Mas, não se engane: o rendimento da poupança é muito baixo, e praticamente não cobre a taxa de inflação. Por isso, prefira algumas das outras formas de investimento citadas acima! O que achou dessas informações? Já sabe qual o melhor investimento para você atualmente? Deixe aqui nos comentários sua opinião e participe! banner GB 2 Leia também: – Compare 4 opções de empréstimo pessoal online  As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro  50 dicas para aprender como economizar dinheiro  Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?  Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *