Qual melhor época para começar poupar dinheiro?

Agenda

Agenda

Poupar dinheiro traz muitas vantagens e todo mundo sabe disso! Porém, falta o hábito de economizar sempre. Muitas vezes, essa consciência só surge no momento de aperto, quando se está em dívidas e em momentos de emergência.

Mas será que poupar somente quando necessário é a melhor opção? Quando é hora de ser uma pessoa com as finanças mais organizadas e economizar seu suado dinheirinho? Para direcioná-lo melhor, ajudamos você a definir o início da sua poupança!

Não espere pelo final de ano

Muita gente passa o ano todo com as contas no vermelho, acreditando que o 13º salário será o recurso para salvação das finanças. Assim, poderá saudar as dívidas e ainda comprar os presentinhos de Natal. Depois que tudo estiver bem a promessa da economia poderá ser colocada em prática. Nem sempre é o que acontece!

O problema é que contas no vermelho representam juros e mais juros. Portanto, não espere o final do ano para ajustar a vida financeira. Caso precise parcelar uma compra, financiar ou pegar um empréstimo faça uma simulação. E ao adicionar essa nova despesa no orçamento, corte os gastos que podem esperar para poupar um pouquinho e usar esse valor para ir quitando a dívida.

Esperar o final do ano para poupar não garante que até lá você esteja sem dívidas. Pense nisso!

 

Não espere por uma promoção no emprego

Ganhar um salário maior não faz com que você consiga economizar. Muitas vezes, esse aumento também faz suas contas crescerem, já que há mais dinheiro disponível em conta.

Quem quer poupar, primeiramente, utiliza uma planilha de gastos, organiza as despesas por categoria, verifica cada custo e define os cortes e reduções independemente do valor do salário.

 

Faça uma poupança programada

Uma boa forma de economizar sem sentir muito no bolso é optando pelo serviço de poupança programada. Assim o valor estipulado sairá da sua conta corrente direto para a poupança.Dessa forma você não corre o risco de acabar utilizando o dinheiro que deveria guardar. É também uma forma de ter um dinheiro reservado para eventuais situações emergenciais.

Se nesse mês já for possível solicitar economizar, então não perca tempo. Consulte o seu gerente e habilite esse serviço no banco. E é você quem define o valor e a data transferência.

 

Dê o primeiro passo

Mesmo não podendo contar com o 13º ou as férias para economizar, esses podem ser bons momentos para criar a sua primeira reserva. Isso se você não estiver endividado, é claro. Além disso, o que é raro de acontecer, você pode receber um dinheiro extra – por motivo de herança, prêmio, um bônus no emprego – que também pode ser o início da sua poupança.

Mais fácil do que esperar os momentos de conta mais gorda, é se tornar uma pessoa organizada financeiramente, tomando nota de casa gasto e usando o dinheiro de forma consciente, para aquilo que é realmente importante para você.

A hora de aprender a poupar é agora! Não há motivos para você esperar para conhecer as vantagens de se economizar.

Faça sua reserva, invista nos seus sonhos e mais aquilo que o dinheiro permitir. Mas para isso se planeje e poupe!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *