Raking de contas a pagar. Já pensou em criar o seu?

contas a pagar


contas a pagarO ano começa com o pagamento de diversos impostos e contas, como IPVA, IPTU, matrícula da escola, faculdade, material escolar, dentre outras coisas, e a quantidade de contas parece não diminuir com o tempo. Parece complicado administrar todos os compromissos e a única solução seria um aumento, certo? Errado!
Atingir a independência financeira é possível, basta um pouco de disciplina e controle! É claro que, nessas horas, algumas dicas podem fazer a diferença. Por isso, hoje vamos falar um pouco do rankeamento de contas e como ele pode te ajudar a botar as finanças em dia e eliminar as dívidas! Confira a seguir:

Mas afinal, o que é um rankeamento de contas?

Rankear suas contas significa criar uma lista de prioridades, baseada em alguns critérios, determinando quais estão nos primeiros lugares — e deverão ser pagas primeiro — e quais estão nos últimos — e podem esperar um pouco mais para serem quitadas. Fazer seu ranking é muito fácil! Basta ter em mentes dois fatores essenciais:

Essencialidade do gasto

Primeiramente, devemos nos perguntar qual a real necessidade dos nossos gastos. Por exemplo, gastos com compra de supermercado devem ser tratados com mais prioridade do que a compra de um sapato novo. A mesma comparação pode ser feita entre sua conta de luz, que é essencial, e a mensalidade da academia, que não é tanto. Definir quais contas são mais importantes é o primeiro passo para montar o seu ranking!

Valor dos juros e data de vencimento

O segundo passo é avaliar o valor dos juros a partir da data de vencimento. Sem dúvidas, contas com juros mais altos (como é o caso do cartão de crédito) devem ser quitadas  integralmente antes do seu vencimento. O dinheiro pago em juros é um dinheiro sem retorno. Por isso, deve-se evitar ao máximo esse tipo de pagamento, deixando por último as contas que oferecem as menores taxas.

Agendamento e antecipação de contas a pagar

Alguns bancos oferecem como facilidade o agendamento do pagamento de contas. Porém, o que poucos sabem é que, como todos os serviços em um banco, esse também possui uma taxa, mesmo que pequena.
Essa taxa varia de instituição para instituição, mas tendo em mente que esse é um gasto desnecessário, só devemos usá-lo quando tivermos dificuldades de controlar nosso dinheiro e de lembrar as datas de vencimento. Caso contrário, já que hoje em dia contamos com a comodidade do internet banking, é recomendável evitar esse custo extra que, ao longo de um ano, pode virar uma quantia considerável.
Quanto ao adiantamento, esse sim pode ser uma boa opção para economizar! Algumas contas, principalmente aquelas à longo prazo — tais como financiamentos de imóveis ou carros — podem ser adiantadas negociando-se um desconto no seu pagamento.
É claro que, para seguir tudo isso, ter a ajuda de um bom aplicativo para controle financeiro pode facilitar o planejamento das suas finanças e a priorização das suas contas, uma vez que te permite enxergar em qual momento do mês costuma estar mais “folgado” para poder determinar suas datas de vencimento, evitando o pagamento de juros desnecessários.
E então, que tal começar agora mesmo a elaborar o rankeamento de suas contas a pagar? Deixe suas dúvidas e considerações nos comentários!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 6 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

One Comment

  1. Bom artigo e a dica poderia se estender ao aplicativo GuiaBolso, inserindo despesas e demais numeros, auxiliando os futuros lancamentos no orcamento.

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *