Realizando grandes sonhos - como controlar os gastos para chegar lá

02I79788

02I79788

Durante a vida, esbarramos em alguns objetivos financeiros tão grandes que eles são elevados à categoria de sonhos. Afinal de contas, é preciso uma boa quantia de dinheiro para comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma grande viagem ao exterior, dar uma festa de casamento inesquecível ou outras aquisições com um alto valor.

Contudo, precisamos entender que, apesar de serem objetivos grandes, eles ainda são alcançáveis. É preciso pôr os sonhos no papel e traçar planos para realizá-los. No final, a recompensa se torna muito merecida e a satisfação por ter conquistado esse feito se torna igualmente grande.

Já sabe por onde começar o caminho para atingir seu objetivo? A seguir, vamos ajudá-lo a entender melhor como realizar seus sonhos.

Conheça seu objetivo

Conhecer um objetivo não é apenas saber o que se quer. Sonhar todos os dias com a casa na praia não vai fazer com que o imóvel caia no seu colo de brinde. Pense nas coisas que você precisa antes de realizar o objetivo. Quais documentos são necessários para comprar uma casa em outro município? Qual é o valor dos imóveis da região? Quais os impostos? Não seria melhor comprar um terreno e construir? Com qual frequência eu vou conseguir ir para minha casa de praia? Eu poderei alugar o imóvel quando não estiver lá?

Essas perguntas vão te ajudar a entender melhor o objetivo. Ao respondê-las você estará reunindo informações importantes para as tomadas de decisão que virão a seguir.

Defina um prazo

Além do valor total, um objetivo bem definido deve possuir um prazo. Para descobrir esse período de tempo, leve em consideração também as informações que você reuniu. Não adianta você estabelecer um prazo de três meses, por exemplo, sendo que um dos pré-requisitos irá demorar seis meses para ser liberado.

Deixe a afobação de lado e tente ser realista. O prazo é uma variável muito importante para realizar um grande objetivo.

Conheça seu custo

Ao saber o valor total e o prazo, você terá um objetivo bem definido. Agora é hora de voltar a atenção para a sua realidade financeira. Se você ainda não faz controle financeiro comece já a fazer o seu. Essa prática é fundamental para a realização de objetivos, pois ajuda a dividir os seus gastos em gastos essenciais e variáveis.

Conhecendo bem os seus gastos, você vai saber o que cortar no orçamento para aumentar sua capacidade de poupança. Tente descobrir em quanto tempo você conseguirá juntar todo o dinheiro necessário. Leve em conta os prazos que definiu anteriormente para traçar os cenários. Se for preciso, altere o prazo do seu objetivo, adequando-o à sua realidade financeira.

A renda extra

Avalie se você consegue aumentar suas receitas durante um período de tempo. Um segundo trabalho, um bico no final de semana ou alguma outra atividade que lhe gere uma renda extra são ótimas pedidas nesse momento. Poupe tudo o que conquistar dessa renda e você estará acelerando ainda mais a realização do sonho.

Invista o dinheiro que você já poupou

Dependendo da sua capacidade de gerar renda, objetivos grandes podem se tornar objetivos de longo prazo. Sendo assim, é normal que em determinado ponto você tenha uma boa quantia de dinheiro parada na poupança. E deixar o dinheiro ali não é a melhor estratégia de investimento.

Faça o dinheiro que você já guardou trabalhar para você, enquanto poupa mais. Procure por CDB’s, Notas do Tesouro Direto ou Letras de Crédito Imobiliário. Esses são investimentos seguros e que possuem retorno melhor do que a poupança. Se você tem um prazo longo para o seu objetivo, faz todo sentido aplicar o dinheiro enquanto você não o realiza.

Se esforce em nome de um grande objetivo

Resista às tentações para gastar, afinal não há recompensa sem sacrifícios. Apertar os custos em casa é menos doloroso quando se tem um objetivo maior em vista. Além disso, acompanhe de perto a evolução do seu objetivo. Isso pode ser uma motivação e tanto para você continuar poupando.

Para tornar o processo mais fácil, enxergue a poupança como um hábito de valorização dos seus ganhos e não como algo árduo. Tenha foco e saiba que não é só no futuro que estará ganhando, você é uma pessoa melhor quando cuida das finanças de forma inteligente todos os dias!

Qual a melhor dica para chegar a um grande objetivo? Você é capaz de se organizar e poupar por um sonho? Deixe-nos suas opiniões nos comentários!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *