Como calcular o rendimento da poupança

cofrinho

juros da poupança

A poupança é a porta de entrada para quem quer começar a guardar dinheiro. Como uma das opções de investimento mais acessíveis (por conta da praticidade de estar vinculada à conta corrente e da isenção de taxas), acaba sendo também a mais popular entre os brasileiros (mais de 80% dos que investem optam pela caderneta de poupança).
Nada mais justo, então, do que saber tudo sobre a opção de investimento queridinha dos brasileiros. Confira 6 informações importantes sobre os juros da poupança:
 

1. Os juros da poupança são de 0,5% ao ano + taxa referencial (TR) …

Para aplicações feitas antes de 4 de maio de 2012 e depois de 28 de agosto de 2013, esse é o valor mensal dos juros da poupança. Essa é a regra tradicional de remuneração, que voltou a vigorar desde que a taxa Selic voltou ao patamar de 9% ao ano.
 

2. … ou 70% da Selic + TR:

Para aplicações feitas entre 4 de maio de 2012 e 28 de agosto de 2013, seguindo as novas regras da poupança. De acordo com essas normas, toda vez que a taxa Selic chegar ao patamar de 8,5% ao ano ou mesmo, haverá mudança na regra tradicional de cálculo dos juros da poupança.
                Está com dúvida? Use a Calculadora do Cidadão do Banco Central
 

3. Os juros da poupança são os mais baixos do mercado:

Apesar de essa ser a opção de investimento preferida dos brasileiros, os juros da poupança são os menos convidativos do mercado. Isso acontece porque é possível tirar os recursos de lá a qualquer momento do mês, sem a cobrança de taxas (para até dois saques mensais). Isso coloca a poupança como a escolha ideal para abrigar sua reserva de emergência.
                Leia mais: O que considerar ao criar sua reserva financeira?
 

4. Os juros da poupança não estão batendo a inflação:

Uma das grandes preocupações na hora em que você vai fazer um investimento é se o retorno esperado vai ficar, pelo menos, acima da inflação. No caso da poupança, a conta fica negativa: nos últimos 12 meses (de setembro de 2013 a agosto de 2014), enquanto a poupança rendeu 6,28%, o IPCA, medida oficial da inflação brasileira, acumula alta de 6,51% nos últimos 12 meses.
 

5. Os juros da poupança estão isentos da cobrança de IR:

Para favorecer a opção de investimento favorita dos brasileiros, o governo não cobra IR sobre os juros obtidos com os recursos depositados na poupança.
 

6. Os juros da poupança são acionados mensalmente:

O aniversário dos juros da poupança é em toda data da aplicação. Por exemplo, se você colocou uma quantia no dia 30, só receberá os juros mensais no dia 30 do mês seguintes. Por isso, é preciso ficar atento para não retirar os recursos antes da data do aniversário, caso contrário, você perderá o rendimento daquele mês.

Leia mais: Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?

]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *