Ritmo de crescimento de crédito continuará acelerado ano que vem

credito-imobiliario-1

O crédito no Brasil tem, ao contrário de diversas outras regiões do mundo em recessão, sido abundantemente oferecido como medida do Governo de Dilma Rousseff para estimular o consumo e fazer a economia girar. Assim, diversas notícias recentes relatam que o Banco do Brasil S/A permanecerá com o estímulo, dando novas linhas de financiamento para o cidadão em 2013.

Alexandre Abreu, vice-presidente de operações de varejo do BB, declarou que a oferta de crédito ainda verificará crescimento acelerado no próximo ano. E, com isso, a concorrência entre instituições financeiras tende a ficar mais acirrada e agressiva, beneficiando o cidadão e o mercado como um todo, por conta de ofertas mais vantajosas e seguras.

O BB então dará ênfase em opções de financiamento mais em conta, com destaque para as modalidades consignadas, para imóveis ou veículos. Em relação ao lucro, as notícias não são tão positivas, pois o BB obteve queda de cerca de 5,5% no terceiro semestre, se comparado ao mesmo período de 2011, representando um total de 2,7 bilhões de reais. Já na carteira de crédito ampliado houve um grande crescimento – de 20,5% em um ano e cerca de 4,5% em relação ao segundo trimestre de 2012.

Com isso, as preocupações de economistas permanecem no fato de que tal processo não se sustente porque a taxa de inadimplência está em crescimento no mês de outubro e o resultado pode ser a formação de uma bolha econômica, que poderia trazer uma crise financeira para o Brasil.

Você está precisando de dinheiro? Talvez este seja um bom momento para solicitar ao Banco do Brasil S/A. Entretanto, a regra de ouro para esses casos é: use apenas em momentos de necessidade extrema e estude as possibilidades de pagamento que são oferecidas, bem como as taxas de juros – que, mesmo com a recente redução, ainda existem e são altas – para, a partir disso, concluir se é necessário obter o financiamento em um banco, ou se o melhor é poupar e adquirir um bem com a sua própria receita. Cautela sempre!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *