O que você precisa saber, antes de comprar o primeiro imóvel?

juroscompostos

banner-GB
comprar primeiro imóvelTer uma casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros, além de ser um marco na vida financeira. Deixar de pagar aluguel e adquirir um bem como esse é um passo importantíssimo, mas, em busca desse desejo, muitas pessoas acabam tomando decisões precipitadas ao comprar o primeiro imóvel.
Deixar alguns cuidados de lado pode causar erros que pesam nas finanças e bagunçam a vida da família. Para evitar problemas e te ajudar nessa etapa, preparamos este artigo com 5 erros que você precisa evitar. Confira!

Não planejar

Antes de mais nada, é preciso saber exatamente que tipo de imóvel você procura. Casa ou apartamento? No centro ou em um bairro mais afastado? Novo ou seminovo?
O tamanho também é importante. Se a família pretende crescer e ter filhos, é interessante adquirir um imóvel com espaço sobrando. Em condomínios, existem ainda as opções de entretenimento, como piscina, quadra poliesportiva, churrasqueiras, entre outros.

Endividar-se não é bom na hora de comprar o primeiro imóvel

Definindo o tipo de imóvel que você prefere, é fundamental saber quais garantias de renda você terá a longo prazo, já que o investimento não é pequeno. Para muitas pessoas, essa é uma dívida que dura por décadas ou até mesmo para a vida toda. Portanto, tome muito cuidado.
Uma ótima dica de especialistas é nunca comprometer mais de 30% da renda mensal familiar com dívidas. Naturalmente, isso inclui a casa própria. Um segredinho aqui é utilizar aplicativos que ajudam a manter o orçamento sob controle.
Outro ponto importante é tentar financiar o menor valor possível, ou seja, planejar-se para dar uma entrada maior. No financiamento imobiliário, os juros giram entre 6,5% e 12%, e mesmo não sendo os maiores do mercado, é preciso ter cautela e não assumir dívidas antes de colocar tudo na ponta do lápis.
Lembre-se também de que você terá custos com a escritura e legalização do imóvel. A boa notícia é que o primeiro imóvel tem desconto de até 50% no cartório. Essa etapa é fundamental para que a relação de compra e venda não seja baseada em um contrato sem validade jurídica. A taxa mais cara é o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago à prefeitura, e seu valor fica varia de 0,5% a 2,4% do preço do imóvel.

Não pesquisar sobre a construtora

Outra reclamação comum na hora de comprar o primeiro imóvel são os problemas envolvendo imóveis na planta. Quanta gente espera a entrega de um apartamento por anos, ouvindo justificativas e desculpas das construtoras?
De certa forma, é impossível ter a garantia exata de que o imóvel ficará pronto na data. Porém, é possível pesquisar o histórico da construtora e descobrir se ela costuma cumprir o combinado. Não custa nada fazer essa busca, né?

Não fazer uma inspeção cuidadosa

Se você pretende comprar um imóvel usado, alguns cuidados extras são necessários. Ao visitar o local, aproveite para fazer uma inspeção detalhada. Quer algumas dicas? Anote aí:
• Se a fachada do prédio estiver em más condições, uma reforma poderá ser feita em breve, encarecendo o condomínio;
• Ligue todos os chuveiros e luzes da casa à noite, em horário de pico. Se houver instabilidade, a rede elétrica precisa de reforma;
• Verifique possíveis manchas no assoalho e nas paredes: elas podem indicar umidade, goteiras e vazamentos;
• No vaso sanitário, observe se a água está completamente parada. Caso haja algum movimento, pode ser sinal de vazamento.

Achar que a crise só atrapalha

É verdade que momentos de instabilidade econômica trazem muitas consequências ruins, mas também podem ser sinônimo de oportunidades. Com a crise, a procura por imóveis cai e, consequentemente, os preços também. Esse pode ser um ótimo momento para comprar o primeiro imóvel pois, quando a crise passar, o seu bem estará mais valorizado.
Esperamos que você aproveite essas informações e fuja desse erros! Ficou alguma dúvida sobre a compra do primeiro imóvel? Compartilhe conosco através dos comentários!
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *