Veja tudo sobre a correção do FGTS para quem trabalhou entre 1999 e 2013

banner-mktplacedireto-2 Atualizado em outubro de 2018 Por Isabella Mello A correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nosso conhecido FGTS, já tá aí pra quem trabalhou de 1999 a 2013. É bem importante ficar esperto pra ver se o que você vai receber é o que imaginava, já que a Taxa Referencial, a responsável pela correção, não acompanhou a variação de outros índices nem a inflação. Então, vem dar uma olhada nisso comigo:

Que raios é FGTS?

O FGTS é tipo uma reserva de dinheiro que vai se formando enquanto a pessoa trabalha. Ele funciona assim: a cada mês trabalhado, 8% do salário dessa pessoa mais os juros e a correção são depositados em uma conta na Caixa Econômica Federal e vai se acumulando. Essa grana pode ser usada pelo trabalhador em emergências, para compor a aposentadoria, se a empresa onde trabalha fechar, se for demitido (mas não por justa causa) ou então quando decidir comprar um imóvel. Por isso, o FGTS é tipo uma segurança que ele paga pra ele mesmo. Todo mundo que é CLT, trabalhador rural, atleta profissional, empregado doméstico ou profissional temporário tem direito ao FGTS! Você se encaixa nisso?

E o que é a tal da correção do FGTS?

Quem calcula como o FGTS vai ser atualizado de um ano pro outro é a Taxa Referencial. O que acontece é que ela não se ajustou no mesmo passo de outros índices, como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a inflação. Por isso, o trabalhador não recebeu todo o dinheiro que deveria – teve gente que recebeu até 90% a menos do que tinha direito :O. Por isso, agora a Caixa Econômica deixa você entrar com o pedido de correção. Afinal, é o seu direito, né?

Quem pode pedir a correção?

Todo mundo que trabalha – inclusive os estrangeiros -, que tem carteira assinada e que está registrado na CLT entre 1999 e 2013 pode entrar com uma ação contra a Caixa pra pedir a correção. Vish, não sabia disso e já saquei meu dinheiro do FGTS. Perdi tudo o que tava faltando?? De jeito nenhum! Você também pode recorrer a justiça, já que o valor que recebeu estava errado.

E como eu entro com essa ação?

É importante ter em mãos Carteira de Trabalho, comprovante de residência, RG, CPF e os extratos do FGTS (que você consegue no próprio site dele, só precisa cadastrar um login). A ajuda de um advogado ou do sindicato da sua categoria também vai ser fundamental, já que o pedido de correção é um processo na justiça. Aí, eles vão tomar as medidas que precisar e você só precisará aguardar até ter uma resposta.

A conta que ninguém te conta! O FGTS lançou um aplicativo pra você acompanhar toda a sua situação. Nele, dá pra atualizar as suas informações sempre que mudarem e consultar os extratos. Assim, fica bem mais fácil ter essas informações na mão quando for pedir a correção! É só jogar “aplicativo FGTS” no Google que você encontra o site pra baixar.

Se você entra no grupo de pessoas que podem pedir a correção, já vai procurar um advogado pra ir atrás disso! Toda graninha a mais faz bem, né? Sem contar que ela é um direito seu! banner-mktplacedireto-2]]>

36 Comments

  1. Muito boa a informação, principalmente de como devemos proceder para solicitar o ajuste do FGTS.
    Gostaria de agradecer a todos os envolvidos para produzir essa matéria, excelente trabalho!

  2. Muito bom saber que sempre tem alguém que trabalha para o bem está das pessoas

  3. TEMOS QUE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS, PORQUE EU CANSEI DE SER ENGANADO PELA CORRUPÇÃO DESSE PAÍS.

  4. eu trabalhei no período de 1996 a 2015,eu tenho direito,pq se tiver irei correr atrás sim!

    • Oi, Silvia
      Tudo bem? Se era registrada, você tem direito a receber uma multa de 40% do seu fundo do FGTS caso tenha sido demitida sem justa causa. O melhor é consultar um advogado para ele calcular tudo pra você.
      Boa sorte!

  5. Eu trabalhei de 2011as a 2012 será q eu tenho direito?

    • Oi, Aurilene
      Tudo bem? Acreditamos que sim, mas você pode se informar melhor no seu sindicato.
      Boa sorte!

  6. Trabalhei de carteira assinada de 2003 a 2009 depois de 2011 a 2015 será que dá uma grana boa?

    • Oi, David
      Tudo bem? As ações do FGTS pr enquanto estão suspensas. Em todo caso, aconselhamos que você procure um advogado trabalhista especializado.
      Boa sorte!

  7. Eu já teu a entrado com advogado faz muito tempo ele me fala que ainda não existe nada está parado o processo .Bom dia me responda e verdade

  8. Sabemos do direito por equívoco calculo.
    O sindicato já deu entrada no processo.
    Como obter o número do processo, situação do pagamento dessa pendência?

    • Oi, Alcides
      Tudo bem? As questões relacionadas ao FGTS são bem específicas. Você terá de consultar um advogado trabalhista para saber ao certo como proceder.
      Boa sorte!

  9. Pode entra ainda na justica? Ja teve algum processo ganho nisso?

    • Oi, Regiane
      Tudo bem? Pelo o que soubemos, esses processos estão paralisados. Entre em contato com algum advogado especialista para saber ao certo.
      Abraço!

  10. ola,boa tarde trabalhei de carteira assinada entre setembro de 2012 a 28 de novembro de 2013 tenho direito ao fgts//

    • Oi, Letícia
      Tudo bem? Recomendamos que você consulte um advogado trabalhista para saber melhor sobre todos os seus direitos no caso.
      Boa sorte!

  11. trabalhei entre o mes de setembro dia 23 de 2012 a28 de novembro de 2013

  12. aguardo a respostae desde ja agradeço

  13. estou aguardandando a resposta, pois preciso com urgencia mais ate agora nada

    • Oi, Letícia
      Te respondemos em outra mensagem. Infelizmente não temos esta resposta pronta. Você deve consultar um advogado trabalhista para saber ao certo sobre os seus direitos no caso.
      Boa sorte!

  14. Gostaria de saber c ainda posso dar entrada neste processo já estou aposentada mas neste período de 1999 à 2013 eu estava registrada ,que documento tenho que apresentar. Sem mais para o momento desde já agradeço.

    • Oi, Luiza
      Tudo bem? Até onde sabemos estes processos estão paralisados, mas sugerimos que tente conversar com algum advogado para saber como anda.
      Abraço

  15. Gostaria de obter esta informação pois ak em minha cidade não tenho informação nenhuma. Obrigado.

  16. Estou aguardando uma resposta por favor conto com vcs.

  17. Obrigado pela atenção.

  18. Boa tarde trabalhei entre 1987 a 1991 eu tenho direito o fundo inativo do fgts

    • Oi, Edvaldo
      Tudo bem? Sugerimos que passe numa agência da Caixa para se informar melhor =)
      Boa sorte!

  19. Boa noite gostaria de saber, se eu tenho direito a FGTS l. Trabalhei em 2009 de cardeira acinada e 2014. Eu tenho dinheiro inativo ?

    • Oi, Kesiane
      Tudo bem? Sugerimos que passe numa agência da Caixa para se informar melhor =)
      Boa sorte!

  20. ola eu trabalhei de 02 de fevereiro do ano 98 a 27 de outubro do ano 2000.
    e outra ves de 01 de março a de 2006 a 14 de novembro de 2006
    gostaria de saber ce tenho direito de receber o fgts inativo ???
    desde ja agradeço.

    • Oi, Adilson
      Tudo bem? Sugerimos que você vá a uma agência da Caixa para se informar por lá.
      Abraço e boa sorte!

  21. Boa noite . Trabalhei dezembro de 2003 a dezembro de 2004 , sera que tenho direito ao fgts . A empresa faliu e fomos despedidosp

    • Oi, Odilson
      Tudo bem? Sugerimos que você vá a uma agência da Caixa para se informar melhor do procedimento.
      Abraço

  22. Oi bom dia quem trabalhou de carteira asinada em 2015 tem direito ao fgts

    • Oi, Katiane
      Tudo bem? Todos tem direito ao FGTS, mas ao saque das contas inativas (o processo que está rolando agora) tem direito "todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015".
      Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *