Score de crédito: o que é e qual a sua importância

guiabolso score de crédito

Publicado em 31/03/2021

Por Foregon

Ter um bom score de crédito é fundamental para ser aprovado pelos bancos nas solicitações de produtos e serviços financeiros, como: empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Mas, você sabe o que é essa pontuação? Continue a leitura para conferir os detalhes. 

O que é score de crédito? 

O score é uma pontuação gerada pelos bureaus de crédito a partir dos seus hábitos como consumidor. Basicamente, seu CPF possui uma pontuação que define se você é ou não um bom pagador. 

O histórico dos bureaus de crédito contém informações fornecidas pelos bancos sobre os consumidores, como: 

  • Pontualidade no pagamento de contas;
  • Histórico de dívidas negativadas; 
  • Seu relacionamento financeiro com bancos;
  • Sua busca por crédito no mercado;
  • Seus pedidos de cartão ou de aumento de limite, financiamentos e cotações, entre outros;
  • Suas informações cadastrais.

Dificilmente uma pessoa irá emprestar dinheiro para outra sem conhecê-la, não é mesmo? E essa é a mesma lógica que as instituições financeiras utilizam, elas consultam seu score para verificar a sua reputação como consumidor antes de aprovar ou não o seu pedido de crédito.

A pontuação do score de crédito vai de 0 a 1.000, sendo que quanto mais alta ela for, mais chances você tem de ser aprovado em suas solicitações de crédito, e quanto mais baixa, maior a possibilidade de inadimplência. Veja abaixo como funciona as faixas de pontuação do score de crédito

  • Pontuação de 0 a 300 pontos: score baixo e alto risco de inadimplência;
  • Pontuação de 301 a 700 pontos: score médio e risco médio de inadimplência;
  • Pontuação de 701 a 1 mil pontos: score alto e baixo risco de inadimplência.

Qual a importância do score de crédito? 

O score de crédito é importante porque define a sua imagem e seus hábitos para o mercado. Essa pontuação é considerada por instituições financeiras e empresas antes de concederem crédito e, se for baixa, as chances de você ser aprovado são muito pequenas. 

Além disso, a pontuação influencia não só na aprovação ou não das suas solicitações, como também nos benefícios que você pode ter.

Por exemplo: se você tem o score de crédito baixo e decide pedir um financiamento para seu banco, mesmo que seja aceito, a taxa de juros e as condições de parcelamento não serão tão atrativas como as que são oferecidas para quem tem a pontuação alta. 

Como aumentar o meu score de crédito?

Limpe o seu nome

O primeiro passo para aumentar o seu score de crédito é limpar o nome, já que ele não vai subir enquanto você estiver negativado. Procure negociar suas dívidas diretamente com o credor e peça descontos nos juros. 

Você também pode aproveitar eventos especiais para conseguir descontos, como o Feirão Serasa Limpa Nome, que acontece todos os anos com ofertas de até 99% de desconto para você quitar sua dívida. 

Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que guarda seu histórico de pagamentos. Ao fazer o seu cadastro, além de disponibilizar dados atualizados sobre você, ainda mostra para o mercado que você paga suas contas em dia, melhorando a sua reputação. 

Registe contas em seu nome

Como dito anteriormente, quanto mais informações os bancos tiverem sobre você, melhor. Quando você não tem contas em seu nome, as instituições financeiras entendem que você não movimenta o seu dinheiro, e isso não é bom para seu score. 

Faça compras parceladas

Fazer compras parceladas e pagar as prestações em dia também é uma forma de fornecer mais informações sobre seus hábitos financeiros, o que pode aumentar o seu score de crédito.

Pague suas contas em dia

Quando você paga suas contas em dia, seja um boleto de água, luz ou uma fatura de cartão, a imagem que passa para os bancos é que você possui controle das suas finanças e honra com suas obrigações. 

Seu score de crédito diz muito sobre você

Não se esqueça que seu score de crédito é como se fosse um currículo com informações sobre seus hábitos financeiros, portanto pode ser um grande aliado na tomada de crédito. 

Agora que você já sabe o que é score, que tal começar a aplicar hábitos financeiros mais saudáveis? Baixe o Guiabolso e aproveite.

Baixar app Guiabolso

Leia mais:

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *