Segundo a SABESP novos hábitos fazem as famílias economizarem R$ 550 por ano

sabesp-poupar-agua-1

Se a poupança de água, de luz ou o controle de despesas em geral são temas que te interessam, fique sabendo que existe forma de poupar uma grana dessa forma. A SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de S. Paulo) anunciou um estudo em que aponta que se pode poupar até R$ 550 por ano se alguns hábitos forem adotados.

sabesp poupar aguaA SABESP dá também algumas dicas para se conseguir essa poupança. As mais simples não exigem nenhuma instalação profissional. Arejadores e reguladores de vazão ajudam a reduzir a água que é consumida em chuveiros e torneiras. Torneiras com anel regulador de pressão e vasos sanitários com caixa acoplada já permitem uma maior poupança. A caixa acoplada gasta entre 3 a 6 litros, contra os 10 a 14 de uma caixa convencional.

poupar energiaApagar as luzes que não são necessárias é um dica antiga e conhecida. Mas utilizar eletrodomésticos mais eficientes no uso de energia e trocar as lâmpadas antigas por fluorescentes são dicas mais recentes, em que a tecnologia vem ajudar a poupar. E para avaliar seus níveis de consumo, use dimmers para controlar a iluminação, temporizadores para gerenciar o uso de aparelhos e medidores eletrônicos. E para uma utilização mais racional, já existem formas de controlar os equipamentos através de celulares ou internet.

poupar energia Além do retorno no investimento, que pode chegar entre o primeiro e o terceiro ano, o controle racional dos equipamentos tem outra vantagem: a conservação dos próprios equipamentos, que podem se manter funcionando da melhor forma durante mais tempo.

A estação do ano também tem importância. No verão, o ar condicionado consome muita energia, por isso que é fundamental ter um aparelho adequado ao tamanho do espaço e número de pessoas. E no inverno, o chuveiro pode ser responsável por mais de 40% da energia gasta em casa. Por isso, poupar água é mais importante do que nunca.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *