Seu sonho é compatível com sua condição financeira?

02H48282

02H48282

Quem nunca se pegou divagando sobre roupas, viagens, carros e apartamentos caríssimos que compraria caso ganhasse na Mega Sena? Deixar a imaginação correr solta é saudável, mas é importante ter bom-senso e clareza sobre o que se quer e como irá fazer para alcançar tais desejos. Apenas assim há chances do sonho sair da imaginação para se tornar algo concreto.

Muitas vezes, o trabalho e as despesas não permitem a realização dos desejos tão rápido quanto gostaríamos. Mas, lembre-se que tudo é possível, porém a concretização deles vai depender de como você age em relação ao dinheiro. Você sabe se sua condição financeira e rotina de gastos são compatíveis com o seu sonho? Descubra a seguir.

 

Coloque no papel

O primeiro passo para avaliar se seu sonho é compatível com a sua realidade e condição financeira é colocar tudo no papel. Deseja passar um ano estudando inglês no exterior? Então, antes de tudo, pesquise preços de cursos de seu interesse, valor da passagem, gastos com hospedagem, alimentação e veja se este valor está adequado às suas possibilidades financeiras.

Faça as contas de quanto você precisaria juntar – e em quanto tempo – para tornar seu sonho possível. Necessita de cinco anos? Ótimo. É hora de colocar a mão na massa e começar a poupar. Viu que nem com 10 anos você terá o valor suficiente? É hora de repensar o seu sonho e adaptá-lo à sua realidade.

 

Adapte-se quando necessário

Imagine o seguinte cenário: seu grande sonho de vida é comprar um apartamento de quatro quartos, em uma área nobre da sua cidade, mas, ao colocar suas possibilidades financeiras no papel, percebe que seu desejo é praticamente inatingível. Por que não adaptar o sonho as suas possibilidades?

Comece com um apartamento menor, em uma área mais em conta. Além disso, que tal também ter como objetivo uma promoção na empresa para ter um salário maior? Depois de realizar estas metas mais próximas, parta para outras mais ambiciosas. Quando você tem flexibilidade para adaptar seu sonho à sua vida financeira aumenta consideravelmente a chance de tornar o desejo realidade.

 

Tenha cuidado com armadilhas, como crédito fácil

Para realizar seus sonhos, muitas pessoas acabam optando pelo caminho que, à primeira vista, pode parecer mais fácil, cedendo a tentações como empréstimos, muitas vezes a juros altíssimos.

Não se engane! Optar pelo crédito fácil, a longo prazo, pode ter seu preço. E ele é muito alto. Comprar um carro zero, fazer uma viagem para o exterior, passar as férias em um resort de luxo. Todos estes sonhos darão uma felicidade momentânea, mas ilusória, caso não estejam adequados à sua condição financeira. Repense e planeje.

 

Saiba que é possível ser feliz com o que está ao seu alcance

Sonhar é bom, mas sonhar com os pés no chão é ainda melhor. A história do sonhador que persegue seu desejo a vida inteira e apenas no final dos seus dias consegue alcançar o objetivo é muito bonita na ficção. Na vida real, é  preciso ter consciência que se privar de tudo em nome de um sonho pode ser frustrante.

Reflita e pense nas pequenas coisas que o fazem feliz. Pode ter certeza que a grande maioria delas não precisa de uma grande quantia de dinheiro. A felicidade, por mais clichê que seja, é você quem faz e ela não se compra. É hora de colocar as mãos à obra, planejar e buscar sonhos possíveis.

 

E o que você tem feito para realizar os seus sonhos? Comente!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *