Simulador de investimentos - o que é e como usar

Business man using  joystick playing a video game

banner-620x100-2

simulador de investimentosVocê tem dinheiro guardado na poupança e gostaria de aplicá-lo para render mais, mas não sabe bem qual investimento é o mais adequado ao seu perfil e às suas possibilidades financeiras?

Pois, é exatamente para ajudar nessa decisão que alguns bancos e instituições financeiras oferecem um simulador de investimentos.

O que é um simulador de investimentos?

Trata-se de um serviço que te ajuda a compreender detalhadamente sua realidade financeira, analisar as opções de produtos que cabem no seu bolso e que são mais adequados para você.

É uma espécie de consultoria virtual extremamente útil para iniciantes que não sabem por onde começar. A ferramenta tenta reproduzir o cenário do mercado quase que em tempo real e possibilita simular diferentes realidades de investimento para que você possa escolher a melhor opção.

Como funciona o simulador de investimentos?

Para começar a usar o simulador de investimentos, você precisa primeiro fazer um cadastro inicial para determinar o tipo de investidor que você é. Em seguida, você pode começar a simular lucros futuros em diferentes tipos de aplicações, como previdência, poupança, fundos de investimento, etc.

Como suas possibilidades de investimento são bastante amplas (elas variam desde comprar um apartamento para reformar e vender, até investir na bolsa de valores por exemplo), talvez seja útil consultar as principais opções de simuladores disponíveis. Fizemos uma seleção com opções para você, confira:

– Banco Itaú
Simulador para calcular quanto você deve guardar para comprar um carro.

– Banco do Brasil
Simulador de aplicações futuras para universitários, mas que também funciona muito bem para qualquer pessoa.

– XP Investimentos
Apresenta algumas opções de objetivos financeiros (acumular R$ 1 milhão, criar uma reserva para a aposentadoria) e mostra o que você deve fazer para atingi-los.

– FolhaInvest
Simulador para quem quer começar a investir em ações.

– BM&F Bovespa
Oferece a possibilidade de simular operações na Bolsa de Valores com dados reais de mercado. Você vai poder comprar e vender ações de diversas empresas, visualizar ganhos e perdas sem gastar seu dinheiro de verdade.

Como começar a investir?

Antes de começar a investir, é fundamental fazer uma preparação financeira. O primeiro passo é construir uma reserva de emergência (manter de três a seis salários na poupança) e o segundo, estruturar a aposentadoria (com um bom plano de previdência por exemplo). Somente depois de poupar parte do seu orçamento para esses dois objetivos, você pode começar a procurar investimentos de maior risco.

Outra preparação importante é se interessar um pouco mais pelo noticiário econômico e de finanças pessoais para ficar mais habituado com esse universo. Você pode ter acesso a essas informações aqui mesmo no blog do GuiaBolso e em outros sites sobre finanças voltados a pessoas físicas, como XP Educação, InfoMoney e Portal Exame.

Passo a passo para começar a investir

– Defina um valor a ser investido (lembre que você não deve contar com esse dinheiro no curto prazo);

– Estabeleça quanto tempo você pode e pretende deixar o dinheiro aplicado;

– Faça uma análise do seu perfil de investidor com ajuda do simulador de investimentos;

– Nunca invista todo o seu dinheiro em um só produto: diversifique! Esse é um dos conselhos básicos para investidores. Assim, você não fica exposto ao risco de um único produto financeiro.

Leia mais: Como investir dinheiro: Guia para iniciantes
banner-620x100-1Leia também:
– As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
– 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
– Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
– Qual o melhor banco para abrir uma conta poupança?
 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *