Solucione as suas 4 maiores dúvidas sobre empréstimo consignado

50394-solucione-as-suas-x-maiores-duvidas-sobre-emprestimo-consignado

banner-GB
50394-solucione-as-suas-x-maiores-duvidas-sobre-emprestimo-consignadoEm tempos de crise, a população tem encontrado cada vez mais dificuldades para manter o equilíbrio financeiro. A crescente alta na inflação e nos juros provoca um acentuado aumento nas despesas, comprometendo os orçamentos familiares. Neste cenário, o empréstimo consignado, bastante popularizado pelos seus juros reduzidos, aparece como alternativa para um alívio nas contas ou até mesmo para reestruturar as finanças.
O consignado, entretanto, ainda gera muitos questionamentos no tocante às suas características. Neste post, vamos solucionar as maiores dúvidas sobre a modalidade de empréstimo consignado. Confira:

1. O que é o empréstimo consignado e por que suas taxas são menores?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo na qual o valor da parcela é debitado diretamente na folha de pagamento. Com isso, as instituições financeiras, que estipulam suas taxas com base nos riscos das transações, encontram um nível de segurança mais elevado, já que o devedor não pode “fugir” do pagamento. Consequentemente, os juros costumam ser mais baixos que em outros tipos de empréstimo.

2. Quem pode contratar um consignado?

O empréstimo consignado não está disponível a todos. A modalidade pode ser contratada pelos servidores públicos – em todas as esferas, militares e aposentados ou pensionistas do INSS, sendo vedado para titulares dos demais benefícios previdenciários. Na iniciativa privada, os trabalhadores com carteira assinada de empresas que possuem mais de 300 funcionários podem contratar o empréstimo, mas os juros não serão tão baixos como nos outros casos.

3. Qual o valor máximo de um empréstimo consignado?

A análise do valor máximo do consignado leva em consideração a margem consignável que, em via de regra, corresponde a 30% da renda mensal do contratante. O percentual, estipulado por lei federal, visa preservar o suficiente para prover as despesas do dia a dia e possíveis imprevistos. Existe a possibilidade de contratar mais de um consignado, desde que a soma das parcelas não seja superior à margem.

4. Utilizei toda a margem e preciso de um novo empréstimo, o que fazer?

Quando uma pessoa opta pela contratação de um empréstimo, ou qualquer outra modalidade de crédito, o ideal é readequar o orçamento de forma a conseguir pagar as parcelas sem comprometer as finanças. Ainda assim, há circunstâncias em que a situação pode sair do controle e um novo empréstimo ser necessário.
Neste caso, antes de contratar um empréstimo pessoal, com taxas de juros mais elevadas, ou utilizar o crédito rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, avalie a possibilidade de renovar o consignado sem o aumento da parcela. Dependendo da quantidade de parcelas restantes, é possível obter uma boa quantia de troco.
Outra alternativa é fazer a portabilidade do crédito para uma instituição financeira que ofereça uma taxa de juros mais reduzida. Aliás, embora as taxas variem de banco para banco, para os aposentados e pensionistas do INSS há um teto, hoje de 2,34% ao mês, fixado pela Previdência Social, sendo proibida a cobrança de taxas de juros acima do percentual.
É importante pesquisar bem antes de realizar um empréstimo consignado, procurando sempre as melhores condições e levando em conta o impacto das parcelas em seu orçamento. Com as informações apresentadas, você pode avaliar com mais segurança as opções disponíveis no mercado.
Se o empréstimo pessoal não for uma opção, você pode ainda recorrer a empréstimos online, que também costumam ser mais baratos.
Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários.
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 5 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?
]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *