Tem como cancelar compras no cartão de crédito? Descubra aqui!

banner_cartao_guiabolso

Atualizado em outubro de 2020

Por Isabella Mello

Cancelar uma compra no cartão de crédito muitas vezes nem passa pela nossa cabeça. E aí, a gente tem que arcar com um gasto que não precisava. Mas e se eu te contar que é bem fácil pedir o cancelamento?

Não importa se você se arrependeu da compra, se ela não era o que você esperava, se o valor foi cobrado errado ou se você nem sabe o que é isso que apareceu no seu extrato. Você tem todo o direito de pedir pra cancelar uma compra no cartão de crédito! É só ficar esperto com algumas regrinhas. Então, imagina só cada uma dessas situações pra entender o que fazer se passar por uma delas:

1. Você fez a compra, mas se arrependeu depois

Às vezes, a gente compra por impulso mesmo. É normal. Mas, quando a gente chega em casa e vê a sacola, bate aquele arrependimento. Então, por que não devolver pra loja nesse caso?

Se você comprou pela internet (ou até por telefone), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) te dá todo o direito de se arrepender – até porque pela internet às vezes não dá pra ter muita noção do produto. Então, se você pedir pra cancelar, a loja tem que aceitar te devolver o dinheiro! Mas, fica esperto: a lei diz que você tem só 7 dias pra pedir o cancelamento. Tente entrar em contato com a loja o quanto antes, de preferência antes da emissão da nota fiscal, pra evitar que eles já tenham te enviado o produto. Se não der, também dá pra pedir pra cancelar assim que a nota fiscal for emitida, mesmo se você ainda não tiver recebido o produto.

Ah! Nessa última situação, é muito importante pedir o número de protocolo e o comprovante, que a loja é obrigada a fornecer. Segurança nunca é demais, né?

Depois que fizer isso, se você já estiver com a compra em mãos, precisa entender qual é o processo pra devolver. Aí, a sua grana vai cair no próprio cartão de crédito, como se fosse um lançamento negativo – ou em parcelas ou de uma vez só, do jeito que o vendedor escolher.  

Por outro lado, se você comprou dentro da loja, o vendedor não é obrigado a cancelar compra no cartão de crédito. Aí, você vai ter que usar e abusar da sua simpatia e poder de convencimento. Mas se a loja não concordar, ela está no direito dela, tá?

A conta que ninguém te conta
Você sabia que é possível ter vantagens que vão além do convencional no seu cartão de crédito? O cash back é um deles. Na Meliuz, por exemplo, o retorno é de 1,8%. Ou seja, a cada compra feita, você tem o retorno de 1,8% do valor. O porcentual pode ser maior ainda dependendo da loja da compra.

2. Você comprou, mas o produto não era aquilo que você imaginava

Sabe quando você compra uma coisa e depois percebe que ela não é tudo o que prometia? Ou então, quando você percebe que veio com defeito e bate aquela tristeza? Também dá pra cancelar uma compra desse tipo!

A lei diz que você tem até 30 dias para reclamar do produto direto ao vendedor se ele for um bem não durável (tipo roupas, comidas e produtos de limpeza). Mas, se ele for um bem durável (uma geladeira, celular, carro), o prazo é de 90 dias.

É aí que vem o segredo: esse tempo só passa a contar a partir do dia que você percebeu o defeito!

Se o vendedor não resolver o problema, aí você pode entrar em contato com a empresa do seu cartão de crédito. Mas tem que ter em mãos algum documento ou número de protocolo pra comprovar que você já fez sua reclamação na loja, ok? A empresa do cartão vai cancelar a cobrança do produto por um tempo, falará com o vendedor e, em até 45 dias, tem que te dar uma resposta.  

DICA: se você receber o produto em casa, pode abrir ele na frente do entregador. Se ele não estiver como era na propaganda ou se tiver defeito, você pode devolver na mesma hora e sem custo a mais!

3. Você comprou, mas te cobraram um valor errado

Esse é o caso mais tranquilo! Pode acontecer de um gasto aparecer duplicado no extrato ou com o valor errado. Aí, é só você falar com a loja e comprovar o que aconteceu, com nota fiscal da compra e cobrança do cartão de crédito. Geralmente, o vendedor cancela o que estava errado bem rápido. Mas, se não for assim, é bom entrar em contato com a empresa do cartão pra ela tomar alguma medida.

4. Você não tem ideia do que é aquela compra que apareceu no extrato do cartão

Imagina só acessar o seu extrato do banco e achar um gasto que você não tem ideia do que é. Isso pode acontecer! Ao contrário das outras situações, nesse caso, você já tem que entrar em contato direto com a empresa do seu cartão de crédito e ela tem a obrigação de cancelar a compra na hora.

Como não dá pra ter certeza do que aconteceu, a empresa também cancelará o seu cartão e te enviará outro, para te dar mais segurança e não deixar isso se repetir.

E nunca é demais reforçar: cobranças erradas e serviços contratados sem a sua autorização são ilegais! Então, não deixe de registrar isso tudo no Procon ou em outros órgãos de apoio ao cliente.

A conta que ninguém te conta!
Vira e mexe, o banco manda um novo cartão de crédito sem nem a gente saber por quê. Mas você sabia que isso é crime? Qualquer serviço desse tipo tem que ser contratado pelo cliente antes! Então, se você passar por isso, pode denunciar ao Procon e, ainda, abrir um processo por danos morais se o banco cobrar alguma taxa de uso desse novo cartão.

Cancelar compra no cartão de crédito é possível e permitido por lei! Então, não precisa mais ficar na dívida do que fazer quando a cobrança estiver errada ou o produto não for igual ao da propaganda, né?

Vale lembrar que acompanhar o extrato do banco pode ser uma boa estratégia pra notar bem rápido as cobranças erradas e já ir atrás do banco ou da própria loja. No app do Guiabolso, você consegue fazer isso em tempo real, porque ele tá sempre atualizando as suas compras – inclusive aquelas que ainda nem caíram no cartão de crédito! É bem TOP!!!

Ainda não tem o aplicativo que centraliza suas contas em um único lugar e te recomenda o cartão de crédito?

Baixar app Guiabolso

Leia mais:

4 Comments

  1. Nao poso

  2. Bom dia!
    estou com uma grande dúvida. Fiz a compra de um produto que tinha o prazo de entrega de 7 dias corridos. Horas depois de efetuar a compra na loja física, recebi uma msg da vendedora, me informado que não havia o produto em estoque e que o prazo de entrega foi alterado para 35 dias úteis. Informei que o novo prazo não me atendia e que queria fazer o cancelamento da compra. Ela me mandu um áudio pelo whatsapp, solicitando que eu entre em contato com minha operadora do cartão para fazer o cancelamento e que a empresa dela irá escrever uma carta informando o cancelamento da compra. Este procedimento é correto?

    • Oi, Raphaela
      Tudo bem? Sim, você terá de cancelar a compra via operadora para que eles não te cobrem nada depois.
      Abraço

  3. Fiz a compra parcelada de um produto pela internet, o prazo para entrega era de 3 semanas, já se passaram 5 semanas, e não tenho retorno do fornecedor, já paguei a primeira prestação, como faço para cancelar o restante das parcelas e ser ressarcido da que eu paguei?