Tenho uma boa poupança e nenhuma dívida. Qual o próximo passo?

Fingers walking up on stacks of coins

Fingers walking up on stacks of coins

O seu saldo está positivo, não há nenhuma dívida para quitar e por meses consecutivos você conseguiu depositar um bom valor na poupança. Parabéns! Parece que a sua vida financeira está em ordem.

Mas há uma pergunta que não quer calar: e agora, qual o próximo passo? Descubra a seguir com o GuiaBolso.com.

 

Assegure-se de que está na hora de avançar

Às vezes, você poderá estar diante de uma falsa tranquilidade financeira, então faça uma operação pente fino nas suas contas e certifique-se de que realmente está tudo em ordem. O ideal é que as dívidas com cartão de crédito estejam zeradas, que os crediários e boletos estejam quitados e, de preferência, que pelo menos seis meses de salário líquido estejam guardados no seu fundo de reserva.

Outra medida importante é conferir se o seu nome está registrado em algum órgão de proteção ao crédito. Se estiver, tente regularizar a situação. Concentre-se em preencher esses requisitos e só depois dê o próximo passo.

 

Reflita sobre suas metas e sonhos

Os objetivos básicos de segurança financeira são parecidos para a maioria das pessoas, mas os sonhos e metas pessoais são seus. Unicamente seus! Por isso, nessa fase de bonança da sua vida, recomendamos que seus passos sejam guiados justamente por suas metas e sonhos. Reflita sobre o que você precisa e deseja na vida, estabeleça prioridades e decida no que vale a pena investir. Isso vai te ajudar a aumentar o foco, criar estratégias de ação e fazer projeções financeiras para o futuro.

 

Faça um cronograma

Com sonhos na mente, no coração e no papel, é importante determinar prazos possíveis para as conquistas. Talvez, o alvo mais importante da sua vida seja comprar a casa própria, mas por ser um bem de alto custo, teoricamente a realização será a longo prazo. Mesmo demandando um maior tempo para a concretização, não desanime! Faça um cronograma contendo pequenas metas, ou seja, dê um passo de cada vez.

Primeiro junte a entrada, faça uma boa movimentação na conta, escolha um financiamento que não comprometa mais do que 30% do seu orçamento mensal e assim por diante. Quando menos você esperar, seu sonho será concretizado. Não precisa pular etapas!

 

Invista com propósito

Quando se se tem uma boa poupança, um dos melhores caminhos é investir. Sim! Seu próximo passo pode ser se tornar um investidor. Se essa for a sua escolha, invista com propósito, tenha objetivos bem definidos e opte por um tipo de investimento que tenha a ver com o seu perfil. Lembre-se que não é inteligente e nem eficaz, investir sem propósito, afinal, quem não sabe onde quer chegar na vida financeira, dificilmente vai chegar longe.

 

Recompense-se, mas não exagere

Você trabalhou muito para chegar até aqui e pode respirar aliviado porque tudo está completamente bem nas suas finanças. Concordamos que você merece ser recompensado por isso, mas não deve exagerar na dose! Gaste parte do seu dinheiro em conforto, bem-estar e qualidade de vida. Presenteie-se com aquele jeans dos sonhos e visite o restaurante que sempre quis, mas nunca teve condições. Só não transforme isso em um hábito. Se você quer continuar traçando uma inteligente jornada financeira, moderação é a palavra de ordem!

 

E aí, que passo você vai seguir? Compartilhe a sua decisão conosco. Até a próxima!

Já conhece o novo GuiaBolso? Acesse GuiaBolso.com, seu controle financeiro + inteligente.]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *