Porque trocar a poupança por outro investimento

Como_guiabolso_ganha_dinheiro

banner-GB

poupançaVocê sabe o porquê de muitas pessoas não recomendarem a poupança como uma boa opção de investimento hoje em dia? Apesar da isenção de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), essa modalidade de aplicação perde em vários quesitos em relação a outras formas de investimento. Quem investe em poupança perde poder de compra, deixa de lucrar efetivamente com seu dinheiro e, ao final, acaba perdendo rendimentos! Tudo isso por causa dos juros da poupança! Quer saber por quê? Confira estas informações:

Os juros da poupança são baixos

A remuneração de investimentos feitos em poupança é calculada a partir de aniversários mensais, ou seja, seu rendimento não é diário. Além disso, a taxa de juros desse tipo de investimento é composta de duas partes: uma remuneração básica, a Taxa Referencial; e a remuneração adicional, que varia de acordo com as metas da taxa Selic do ano. Em média, nos últimos meses, essa remuneração tem sido de 0,6% ou 0,7% ao mês.

A taxa de inflação do país tem subido bastante

Antes de saber o porquê de essa taxa de juros da poupança ser muito ruim, é imprescindível ter em mente o atual comportamento da inflação no Brasil. As crises políticas e flutuações econômicas têm contribuído para uma alta da inflação nos últimos meses. Hoje em dia, a previsão anual de inflação é de 9,5% em média. Por mês, isso significa uma desvalorização de 0,8% de seu dinheiro.
Com essas informações em mãos, reflita: por mais que não haja cobrança de impostos na poupança, basicamente você estará recebendo um rendimento de 0,65% (média) ao mês, mas com um cenário de desvalorização mensal de 0,8%. Ou seja, a economia (serviços, produtos, alugueis, combustíveis, etc.) está inflacionando a uma taxa efetivamente maior do que o rendimento da poupança. Por essa razão, quem investe nesse tipo de aplicação está perdendo dinheiro!

Pense sobre o custo de oportunidade de se investir na poupança

Além da perda efetiva de poder de compra, é preciso lembrar também do custo de oportunidade quando se investe na poupança. Custo de oportunidade diz respeito ao que você perde por ter feito uma escolha. Quando você investe na poupança, deixa de investir em outros tipos de aplicação (CDI, tesouro direto, renda fixa, ações, etc.). Muitas dessas aplicações têm taxas de rendimento bem superiores à poupança, conseguindo superar a taxa de inflação e ainda acompanhar a alta na taxa de juros Selic.
Já que muitos investimentos seguem a taxa Selic como referência, e tendo em vista que ela está em 14,5% ao ano atualmente, por determinação do Copom (Comitê de Política Monetária), é preciso pensar em outras opções de aplicação em vez da poupança. Essas outras aplicações, por mais que estejam sujeitas a tributação de Imposto de Renda e outras taxas, como as taxas de administração do investimento, conseguem superar os rendimentos oferecidos pela poupança.
O que achou dessas informações? Agora que você já entendeu tudo sobre os juros da poupança, que tal conferir um post sobre como encontrar as melhores formas de investimento?
banner-GB-2
Leia também:
– Compare 4 opções de empréstimo pessoal online
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 Planilha de gastos mensais: como fazer?]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *