Tudo o que você precisa saber para economizar

To save or spend?

banner-620x100-2
economizarSeja para quitar as dívidas ou realizar um sonho de consumo é importante economizar dinheiro a fim de não comprometer o orçamento. Nesse processo não será necessário abrir mão de tudo, mas sim fazer alguns arranjos estabelecendo as prioridades. Veja agora o que você precisa começar a fazer para economizar!
 

Faça uma planilha de gastos para economizar dinheiro

O primeiro passo para economizar é estudar o seu orçamento. Para tanto será necessário mapear os gastos do mês. Só dessa forma você saberá se está gastando com supérfluos que, no fim das contas, fazem toda a diferença.
Para montar uma planilha de gastos é possível optar pelo método mais antigo, usando papel e caneta, ou aproveitar os avanços da tecnologia acessando o GuiaBolso, uma ferramenta de controle financeira superfácil de utilizar.
Não se esqueça também de separar os gastos fixos (aluguel, condomínio, parcela do carro), dos variáveis (conta de luz, água, supermercado). São estas últimas que no geral podem ser reduzidas fazendo uma grande diferença no orçamento. O GuiaBolso faz essa separação automaticamente para você.
 

Utilize a regra do 50-15-35

A regra dos 50-15-35 pode ajudar bastante não só quem pretende economizar, mas ter um controle financeiro para o resto da vida. O processo é bem simples. A maior parte, metade do dinheiro, deve ser destinada aos gastos essenciais como alimentação, moradia e transporte.
Já os 15% devem ser gastos com as suas prioridades financeiras, como quitar uma dívida ou engordar a poupança para a compra da casa ou do carro, por exemplo.
Por fim, os 35% restantes são para os gastos relacionados ao seu estilo de vida. Isso inclui a academia, o salão de beleza, lazer nos finais de semana, almoço com os amigos, entre outros. Com essa divisão você perceberá que fica muito mais fácil controlar as finanças.
 

Tente pagar à vista e não contrair outras dívidas

Para conseguir economizar é importante não contrair novas dívidas e isso inclui fazer compras a prazo. No geral, os produtos à vista podem ter desconto e sendo assim você paga menos do que se estivesse parcelando.
Além disso, os juros do cartão de crédito caso você atrase o pagamento da fatura podem consumir um valor que poderia estar sendo poupado para outras coisas mais importantes. Por isso sempre que puder não prolongue o pagamento.
 

Compre somente o que realmente precisa

A compra por impulso muitas vezes causa danos à vida financeira. Isso porque, em vários casos, nem há a necessidade real daquele produto ou serviço. Por isso, nunca vá ao supermercado com fome, por exemplo. Do contrário você pode acabar colocando mais coisas no carrinho do que o necessário. Outra dica é fazer uma lista em casa, antes de sair, para não adquirir algo que já possui.
Os centros de compras reservam várias armadilhas. Por isso leve uma lista do que realmente precisa quando for ao shopping e se atenha a ela. Mesmo que algo esteja em promoção, se você não precisa, não compre.
Como você pôde perceber existem várias sugestões para lidar com as finanças de uma maneira mais saudável e isso inclui, é claro, saber economizar.

Leia mais: 50 dicas para aprender como economizar dinheiro

banner-620x100-1Leia mais:
Os 5 melhores aplicativos de controle financeiro
 As 4 melhores planilhas de gastos pessoais para o seu dinheiro
 50 dicas para aprender como economizar dinheiro
 Planilha de gastos no Excel ou controle financeiro online?
 ]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *