Um país a caminho dos 20 anos de estabilidade

Livro-Investimentos-2

* por Martin Casals Iglesias, autor do livro “Investimentos: um livro de segredos e conselhos”, a convite do GuiaBolso
Imagine um lugar onde os preços dos produtos vendidos em um supermercado podem mudar várias vezes durante o dia, ou um lugar onde você nunca sabe se a moeda local vai mudar dentro de um mês, ou um lugar onde uma das melhores alternativas para a poupança de longo prazo são as linhas telefônicas. Se todas essas coisas parecem uma fantasia absurda, é porque talvez você seja jovem e não tenha vivido no Brasil na década de oitenta e início dos anos noventa.
Em uma economia com estas características, o planejamento de longo prazo desaparece completamente do espectro de análise das famílias e empresas. As decisões econômicas estão limitadas à sobrevivência, ao dia seguinte.
GuiaBolso1994 foi um grande ano para o Brasil, pelo menos por duas razões. O primeiro é que é a hiperinflação foi derrotada por um plano de estabilização bem-sucedido. Isso permitiu que os brasileiros passassem a planejar para o futuro, especialmente nos seus dois aspectos mais importantes: as decisões de investimento e de crédito.
Pelo lado dos investimentos, mais pessoas passaram a sentir-se atraídas por outros investimentos que não os de renda fixa tradicional e do lado dos financiamentos muitas famílias puderam passar a pensar no financiamento do seu imóvel num horizonte longo, como 20 ou 30 anos.
Nesse contexto de grandes mudanças, planejamento financeiro pessoal torna-se um fator decisivo no sucesso das pessoas. Extensa literatura sobre o assunto começou a ser produzido e os primeiros planejadores financeiros pessoais apareceram no mercado. A primeira certificação profissional aconteceu em 2003, com apenas um punhado de pioneiros conseguindo o status de planejadores certificados (em inglês, certified financial planners). Hoje há pouco mais de mil profissionais certificados e o número está crescendo. Famílias perceberam que lidar com crédito, investimento, preparação para aposentadoria, não é um desafio trivial.
Neste cenário, o planejamento financeiro pessoal, em todas as suas facetas passa a ser fundamental para alcançar os objetivos financeiros, sejam eles quais forem.
Ah… Quase esqueci a segunda razão porque 1994 foi um ano importante para o Brasil. Foi nesse ano em que em território americano, após 24 anos de derrotas, o Brasil ganhou pela quarta vez a Copa do Mundo, e isso também é muito importante.

* Martin Casals Iglesias Martin Casals Iglesias é um dos maiores especialistas em finanças pessoais do país. É Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, onde também é professor em cursos de pós-graduação. Martin lançou recentemente seu livro, chamado “Investimentos: um livro de segredos e conselhos” e que pode ser comprado nas melhores (e piores!) livrarias.

 ]]>

One Comment

  1. Realmente a década de 90 foi a grande virada do país quando falamos em estabilidade. Absurdo foram os anos 80. Parece que a conquista da copa, num país americano foi apenas um fato, mas ao ler o texto, e a foto do Dunga levantando a taça podemos refletir que antes de tudo, esse episódio foi um símbolo.
    Que bom né?
    Rodrigo
    vindi.com.br

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *