Vale a pena comprar dólar em 2017

70723-vale-a-pena-comprar-dolar-em-2017

banner-mktplacedireto-2
70723-vale-a-pena-comprar-dolar-em-2017Os investidores de plantão sabem que, para bons ganhos, além de dinheiro disponível (claro!), é preciso estar de olho nos acontecimentos mundiais. Isso porque as decisões político-econômicas de diversos países afetam diretamente a maior parte das aplicações aqui no Brasil.
Exemplo clássico é a cotação da moeda norte-americana, que acaba ditando a evolução de algumas aplicações e de moedas como o real. Por isso, uma das perguntas mais ouvidas neste momento é: vale a pena comprar dólar em 2017? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como o cenário político-econômico influencia as oscilações da moeda?

Muitos são os fatores que devem ser considerados para a resposta a essa pergunta. De Temer a Trump, em 2017 o cenário político em muito influenciará o valor da moeda estadunidense.
No Brasil, um tumultuado governo Temer conseguiu, “a duras penas”, tomar algumas medidas que seguraram o avanço do dólar sobre o real. Apesar disso, as delações da operação Lava Jato ampliam o clima de insegurança econômica, já que sem um cenário favorável, os investidores podem diminuir, ou até mesmo retirar, seus investimentos do Brasil. Isso, consequentemente, valoriza o dólar.
Nos Estados Unidos, o governo de Trump mal começou e já movimenta o mercado financeiro. Com um perfil conservador, o republicano deve adotar algumas medidas protecionistas para a economia americana que podem espantar investidores estrangeiros. Isso pode gerar a saída do dólar daquele país e, consequentemente, sua valorização. O Federal Reserve (banco central norte-americano) também deve elevar as taxas de juros, o que manterá a moeda valorizada.
Após essas breves considerações, vamos, enfim, acabar com as dúvidas em relação a comprar dólar em 2017.

Vou viajar para fora. Devo comprar dólar?

Se você tem planos de estudar fora ou já comprou sua passagem de férias para o exterior, a resposta é: compre agora! Quem está de viagem marcada não deve esperar a véspera do embarque para comprar dólar.
Mesmo que você só precise da moeda estrangeira no segundo semestre, é interessante aproveitar a cotação atual para começar suas reservas. Um caminho é fazer um orçamento de quanto vai precisar na viagem e dividir pelos meses que faltam. Daí, você tem uma média de dólares para comprar por mês e aproveita a cotação favorável do momento.

Quero investir. Comprar dólar é uma boa opção?

Agora, se você tem a compra de dólar como investimento, deve adquirir o máximo possível – o famoso “surfar na onda”. Mesmo com Trump e todas as suas polêmicas, o mais provável é que no médio prazo a moeda mais forte do mundo volte a se valorizar e permaneça na casa dos R$ 3,20.
Como o valor da moeda pode variar muito, existem opções de investimento mais atrativas. Com renda variável, o risco de perder dinheiro com as oscilações do mercado está sempre ali. Quem quer incluir o dólar em sua carteira de investimentos deve pensar em fundos cambiais nacionais.
Consultores financeiros lembram que a compra de dólares como investimento não é a opção mais adequada, pois o valor da moeda pode variar bastante em um curto espaço de tempo, pelos mais diversos motivos. Quem quer ter investimentos atrelados ao dólar deve optar por fundos nacionais que aplicam na moeda estrangeira.
De toda forma, as previsões de câmbio para 2017 indicam valorização do dólar e ganhos semelhantes aos do ano de 2015, quando o dólar fechou com alta de 48,4% em relação ao real.
E então, acha boa ideia investir em dólar neste ano? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário no post, queremos conhecer sua opinião sobre o tema! 

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *