Vantagens do Tesouro IPCA para Aposentadoria

guiabolso

Por Carol Stange, especialista em finanças pessoais

Publicado em 17/02/2021

“Olá Carol! Quero fazer aportes mensais de R$300,00 para longo prazo (quero depositar e esquecer até o momento do resgate). O Tesouro IPCA+ é uma boa opção para esse meu objetivo? 

OBS: sou iniciante, querendo começar para pegar jeito e depois entrar na renda variável. Já tenho uma boa RE que está na poupança.” Suelly, pelo  Instagram. 

#carolstangeresponde

Suelly, muito obrigada pela sua pergunta e parabéns pelo seu planejamento e pesquisa. 

Vamos por partes! Primeiro vou falar sobre o Tesouro IPCA+ e depois, sobre a sua reserva de emergência, ok?

O que é o Tesouro IPCA? 

O Tesouro IPCA é um título público, emitido pelo governo. Ao aplicar nesse ativo, você está emprestando dinheiro para o Governo investir em áreas como infraestrutura, saúde e segurança. Em troca, o governo te paga uma taxa de juros que é uma combinação da inflação (IPCA) + de uma taxa prefixada. Isso protege o seu capital com o passar dos anos e de possíveis crises, o que quer dizer que você estará sempre se protegendo da inflação.

O que poucas pessoas vão te falar é que esse título pode oscilar. E isso pode ser muito bom. No mercado, quando um ativo oscila, significa que existem momentos em que a cotação está acima do que você pagou, trazendo um lucro além do esperado caso você venda o título antes do vencimento. 

Cuidados Extras 

Se você gosta da ideia de ter uma rentabilidade acima do previsto para esse título, é preciso esperar o ativo valorizar e executar a venda no momento de alta, mas esse cenário hipotético joga contra o seu desejo de investir no Tesouro IPCA+ e esquecer dele lá até o vencimento, como você mesma falou.

Saiba que essa oscilação característica do Tesouro IPCA também pode trazer prejuízos. Alguns investidores ficam nervosos na baixa de preços (ou mesmo não sabem que essa oscilação faz parte do Tesouro IPCA), e vendem o título em baixa, ou seja, antes do vencimento, e perdem dinheiro  nessa operação. Portanto, se você não for fazer a gestão ativa do seu título Tesouro IPCA+ e ficar ansioso nesse início de vida como investidor, vale a pena nem olhar as oscilações. O seu dinheiro estará, se você mantê-lo investido até o vencimento, seguro e você terá um bom retorno.

Considerações Finais 

Suelly, finalizando sobre o Tesouro IPCA+, se você for jovem, acho que vale a pena estudar sobre o IPCA Principal. Se você já for uma aposentada, por exemplo, o IPCA com juros semestrais pode ser uma alternativa melhor. 

E por fim, mas não menos importante, deixo minha sugestão de tirar a sua Reserva de Emergência da Poupança. Seu dinheiro lá está perdendo poder de compra! Há outros produtos melhores no mercado para essa finalidade, como CDBs de liquidez diária, fundos da renda fixa, o Tesouro Selic e fundos do Tesouro Selic, que são mais vantajosos ainda para o investidor do que o próprio Tesouro Selic. 

Eu sei que são bastante detalhes, mas não se angustie. O novo incomoda, mas você está no caminho certo: adquirir conhecimento é a melhor arma contra o medo. E lembre que boas companhias não fazem mal. Até você se sentir seguro, uma ajuda profissional poderá acelerar seus resultados e evitar que você cometa alguns erros. 

Baixe o app e conecte suas contas pra acompanhar suas finanças automaticamente e tomar as melhores decisões na palma da mão!

Baixar app Guiabolso

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais. Até mais!

Leia mais:

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *