Vender meu imóvel é um bom negócio?

03D30812

03D30812

Em ano de Copa do Mundo e muito próximo das Olimpíadas, o mercado imobiliário brasileiro se aquece cada vez mais.  Neste contexto, muitas pessoas cogitam se é a hora certa de vender o seu imóvel ou se o ideal é esperar um pouco mais.  Alguns fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão tão importante como essa para a segurança da sua vida financeira.  Confira:

 

Analise o momento do mercado

Por mais que o setor imobiliário esteja aquecido, existem bairros que vivem um melhor momento do que outros. Caso seu imóvel está situado em um local que conquistou valorização considerável pode valer a pena vendê-lo para ter lucro com a transação.

Este é caso, por exemplo, de pessoas que têm casas e apartamentos situados em locais que terão estádios participantes da Copa do Mundo.  Por mais que os imóveis estejam valorizados agora, não há garantia que continuarão em alta após o período do Mundial. É preciso saber aproveitar o momento certo.

 

Considere a importância que o imóvel tem para você

Uma situação comum é a de pessoas que recebem um imóvel de herança e não têm o que fazer com ele,  já que não há interesse em utilizá-lo devido às suas condições e localização. Se você tem uma sala, apartamento ou casa, mantém o espaço fechado há mais de um ano e não tem perspectivas de dar um novo uso para ele, talvez seja a hora de considerar vendê-lo, já que tem apenas despesas com IPTU, condomínio e nenhum lucro com dinheiro que está ali investido.

 

Ponha no papel as despesas que terá para colocar o imóvel à venda

Colocar o imóvel à venda pode não ser um processo tão simples assim. Além de anunciá-lo é preciso verificar itens como a documentação em dia, se todas as taxas (condomínio, IPTU e outras.) estão pagas e, principalmente, se você precisará fazer uma reforma antes de colocar o imóvel no mercado. Mesmo com o setor aquecido, é preciso que o espaço esteja minimamente apresentável para aumentar as chances de conseguir um potencial comprador.

 

Pense no longo prazo

Antes de colocar o seu imóvel à venda é importante fazer uma análise a longo prazo.  Se você tiver filhos, por exemplo, consegue imaginar deixando a propriedade como patrimônio?  Se sim, uma opção interessante é alugar o imóvel e, quando for a hora, repassá-lo para seus herdeiros. Caso a propriedade em questão seja apenas um investimento, peça uma avaliação imobiliária e, se o valor for muito acima do que você pagou e as perspectivas de valorização estiverem estagnadas, considere a opção de vender e comprar outra propriedade, aplicando o restante do dinheiro.

Apesar de o mercado imobiliário estar aquecido, a decisão de vender ou não o imóvel passa por fatores muitos pessoais. Coloque no papel suas motivações, liste os prós e contras e tome a sua decisão com mais segurança.

 

Está pensando em vender um imóvel? Quais as principais dificuldades? Comente!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *