Você conhece o crédito consignado?

shutterstock_142344334-1000x570

shutterstock_142344334

O crédito consignado é considerado por muitos o queridinho entre os empréstimos. Isso porque as suas vantagens são bem atrativas e a facilidade para obtê-lo é praticamente irresistível para quem está precisando de dinheiro.

Mas você conhece esse crédito? Sabe como ele funciona? Leia nosso artigo e fique por dentro dos detalhes do empréstimo consignado.

O que é empréstimo consignado?

Trata-se de uma linha de crédito concedida a funcionários de empresas públicas e privadas, bem como pensionistas do INSS e aposentados. Esse tipo de empréstimo costuma ser menos burocrático do que os convencionais, além de operar com taxas de juros mais baixas e maior número de parcelas.

Apesar de ser mais desburocratizado, a mera solicitação do empréstimo não garante que ele seja aprovado. Os bancos e operadoras fazem uma rigorosa análise de crédito e se alguma irregularidade cadastral for encontrada ou caso seja constatado que o requerente não tem condições para arcar com as parcelas, provavelmente o empréstimo será negado.

Como funciona o crédito consignado?

O crédito consignado é bastante simples. O valor da  prestação é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou no valor do benefício previdenciário. Essa prática oferece segurança para os bancos e comodidade e conveniência para quem solicitou o empréstimo.

Vale destacar que é indispensável que o solicitante do crédito não comprometa mais do que 30% da sua renda com empréstimos. Mais do que isso fará falta no orçamento e prejudicará na manutenção dos gastos essenciais com moradia, transporte, alimentação e outros, além de ser o máximo permitido.

Quem pode solicitar o crédito consignado?

De forma genérica já dissemos quem está apto a fazer o requerimento do empréstimo, mas veja detalhadamente as categorias de cidadãos que podem solicitar essa linha de crédito:

  • Profissionais com carteira assinada (CLT), que trabalhem em companhias públicas ou privadas. A empresa deve possuir convênio com o banco ou operadora financeira.

  • Funcionários públicos municipais, estaduais e federais;

  • Integrantes das forças armadas;

  • Pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

Conclusão

O crédito consignado é considerado uma boa alternativa para quitar dívidas caras, como cheque especial e cartão de crédito. Além disso, em casos emergenciais, quando não há uma reserva financeira, esse tipo de empréstimo é uma opção.

Entretanto, como qualquer outra linha de crédito, o empréstimo consignado demanda muito cuidado e planejamento. Não se deixe levar apenas pelas facilidades! É importante avaliar seu orçamento e suas reais necessidades antes de solicitar o empréstimo. Por menor e melhor que ele seja, você não pode esquecer que é uma dívida.

]]>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *