Você já está pensando em sua aposentadoria?

Senior woman having trouble with tax declaration

Senior woman having trouble with tax declaration

Após anos de trabalho e contribuição, é chegada a hora do merecido descanso. A aposentadoria é desejada por muitos e postergada por tantos outros, afinal, ela afeta diretamente a vida financeira do indivíduo e, em certos casos, da família inteira.

Se por um lado, a aposentadoria representa tempo e possibilidade de desfrutar de tudo que foi conquistado ao longo da vida, por outro, quando se aposenta, o indivíduo costuma receber menos do que antes. Em outras palavras, a aposentadoria apresenta prós e contras, portanto deve ser planejada.

Se você já está pensando no tema e quer saber o que fazer quando o momento de se aposentar chegar,  leia o nosso post, descubra em que situação você se enquadra e comece a se programar!

Aposentadoria por idade

No caso da aposentadoria por idade, é necessário ter pelo menos 65 anos no caso dos homens e 60 anos para mulheres para requerer o benefício. Cumpre ressaltar que os trabalhadores da zona rural podem solicitar a aposentaria antes de completarem as idades citadas acima, sendo que os homens podem se aposentar com 60 anos, enquanto as mulheres se aposentam a partir dos 55 anos.

Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar a idade e os demais requisitos através de documentos como: Certidão de nascimento ou casamento, comprovante de nacionalidade (certificado de reservista e cédula de identidade) e comprovantes de atividade rural. Para saber mais, procure um posto do INSS ou acesse o site da previdência.

Trabalho com carteira assinada

Uma das formas de usufruir do benefício, é a aposentadoria por tempo de contribuição. Nesse caso, os trabalhadores do sexo masculino podem requerer a aposentadoria quando completam 35 anos de serviço com carteira assinada. Já as mulheres, podem solicitar o benefício quando completam 30 anos de trabalho com registro em carteira.  Se você pertence a um desses grupos, entre com o pedido no INSS. Vale destacar que o procedimento é simples, desde que o tempo de contribuição seja devidamente comprovado.

Casos especiais

A aposentadoria especial é exclusiva para profissionais  que trabalham em condições que ofereçam riscos à saúde e integridade física. Fazem parte desse grupo trabalhadores que se expõem de forma contínua a agentes nocivos físicos, químicos e biológicos. Nesses casos, a aposentadoria pode ser solicitada com 15, 20 ou 25 anos de serviço.

Para fazer o pedido de aposentadoria especial, é preciso ter no mínimo 180 contribuições mensais, contadas a partir de 1981, bem como comprovar as condições de serviço. Ao fazer o agendamento, é preciso escolher a opção de Aposentadoria Por Tempo de Contribuição. Caso o solicitante não possa comparecer ao posto, o atendimento poderá ser remarcado apenas uma vez, pelo telefone  135.

Empresários e Profissionais autônomos

Todos os profissionais que trabalharem por conta própria ou tiverem uma empresa em seu nome, devem se cadastrar como contribuintes individuais. Em relação aos empresários, é importante distinguir a guia de recolhimento da empresa da guia de contribuição individual. O fato de pagar os tributos de Pessoa Jurídica  não dá direito à aposentadoria do proprietário do negócio.

Independentemente de ser um profissional autônomo ou um empresário, para se inscrever como contribuinte individual é fácil! Basta ir a uma das agências do INSS e solicitar a inscrição nessa modalidade de contribuição. É possível agendar o atendimento pelo site da Previdência Social ou pelo telefone 135.

No caso de MEI – Microempreendedores Individuais, a contribuição previdenciária é de R$ 36,20 por mês e a cobertura é válida para afastamento por doença,  aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade e salário maternidade. Para saber mais, acesse o Portal do Empreendedor.

O pagamento da contribuição dos profissionais autônomos, empresários e Microempreendedores individuais é feito após a inscrição no INSS,  através de carnê ou guia de recolhimento DAS, nos bancos e casas lotéricas.

E aí, essas informações vão te ajudar na sua aposentadoria? Compartilhe suas opiniões, experiências e dúvidas conosco!

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *