Você sabe o que é o cadastro positivo?

cadastro-positivo-bons-pagadores-2

O Cadastro Positivo é um banco de dados que fornece informações de um perfil de consumidores exatamente oposto ao presente nos atuais bancos de instituições controladoras de crédito, como Serasa e SPC. Enquanto os últimos listam a relação de maus pagadores e que, portanto, expõem o mercado a risco, o novo cadastro tem o objetivo de revelar ao varejo uma lista dos consumidores que cumprem seus compromissos em dia, ou seja, os bons pagadores.

cadastro positivo bons pagadoresA divulgação do histórico de crédito dos consumidores responsáveis despertou polêmica na sociedade e nas instituições de defesa do consumidor, Mesmo com as alterações feitas pelo Executivo, a lei ainda não é unanimidade e nem todos os especialistas acreditam que ela pode ser efetivamente benéfica aos cidadãos.
 

Com o novo cadastro, será estabelecida uma classificação de consumidores: de um lado, os maus pagadores, abarrotando a memória dos sistemas eletrônicos do Serasa e do SPC; de outro, o Cadastro Positivo, com uma listagem completa das informações de consumo de cidadãos adimplentes.

cadastro positivo beneficios comprasAs informações sobre o consumo dos cidadãos só poderão ser divulgadas no cadastro após autorização. As vantagens do novo sistema são variadas. Aos empresários, o aumento da segurança na concessão de crédito. Aos consumidores adimplentes, taxas de juros e spreads bancários menores do que os oferecidos no mercado, maior acesso a financiamentos às classes C e D e relacionamento mais estreito com as instituições financeiras. Nesse espectro, o cadastro pode ser uma ótima oportunidade para quem busca a redução de dívidas.

cadastro positivoO Cadastro Positivo é fruto de um projeto de lei (PL 836/03) de autoria do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ) e que, inicialmente vetado pelo ex-presidente Lula, ganhou novo corpo por meio de alterações feitas no governo da presidente Dilma Roussef e foi aprovado em junho de 2011 (Lei 12.414). A classificação de consumidores adimplentes já está em funcionamento e deve servir de estímulo para que os cidadãos honrem seus compromissos, em busca de condições melhores para tomada de crédito e redução de dívidas.

]]>

Deixe seu comentário aqui

Seu enderço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *